Colorado campeão! A Taça Minas Gerais de 2010 é do Uberaba Sport Club. Depois das conquistas em 1980 e no ano passado, desta vez o Zebu faturou o título com um gostinho especial, afinal, derrotou o grande rival Uberlândia na final. Neste domingo, no jogo de volta da decisão, o USC voltou a vencer o Verdão por 1 x 0, agora no Parque do Sabiá.
O jogo - O Uberaba deu a saída, mas o UEC apertou e, com menos de um minuto de bola rolando, deu trabalho ao goleiro Glaysson, que dividiu com Juninho Cearense, evitando o gol dos donos da casa. O time alviverde, que precisava de uma vitória simples para ser campeão, partiu com tudo pra cima do adversário. Glaysson logo voltou a aparecer, espalmando chute sem ângulo de Lila.
Jogando pelo empate, a equipe vermelha não ficou só se defendendo. A primeira chance dos visitantes veio na batida rasteira de fora da área de Cadu, que Felipe defendeu, tirando pra escanteio.
O clássico foi quente. Juninho Cearense teve sua finalização dentro da área travada na hora H. Com muitas faltas no meio, os cartões amarelos foram pintando pros dois lados.
Ivonaldo fez bonito no elástico, mas arrematou de esquerda para fora. A pressão era verde. Rena era quem mais levava perigo. O atacante teve uma, duas, três chances, mas não marcou. Balduíno era a sombra do artilheiro do Periquito.
Marcinho driblou o marcador, mas concluiu pra fora. O Colorado foi se soltando, assustando nos cruzamentos. E num deles veio aquele que seria o único gol do dérbi. Cadu abriu para Marcel na esquerda. No levantamento do ala, o camisa 4 Matheus acabou cabeceando contra o patrimônio, fazendo gol contra.
O melhor ataque da Taça mais uma vez levava a melhor sobre a melhor defesa. O Uberlândia ficou nervoso. Juninho Cearense e Alex perderam a chance do empate no primeiro tempo.
Na etapa complementar, sufoco danado! Era jogo de um time só. O Verdão martelou sem parar, mas sem conseguir lances de criatividade. A zaga alvirrubra rechaçava as investidas da equipe anfitriã. Glaysson parecia intransponível. Quando o goleiro saiu contundido, Fernando entrou e também fez bonito.
Uma das poucas chances do USC veio já aos 31 minutos. Gabriel roubou a bola, tabelou com Rafael Ipuã mas furou feio na hora da finalização. Na resposta do Periquito, Juninho Cearense soltou uma bomba e Fernando espalmou no alto, salvando o Zebu.
Quando tinha a posse de bola, o Uberaba segurava no meio, esperando o tempo passar. Até o fim o UEC pressionou, porém, não conseguiu superar a defesa do rival.
Com o apito final, festa vermelha e branca no Parque do Sabiá. Os jogadores do Colorado comemoraram muito com a torcida e ofereceram o título ao companheiro André Nascimento, morto recentemente em um crime chocante.
Com a conquista, o campeão credencia-se para disputar a Copa do Brasil em 2011.