segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nos pênaltis, Delta supera Merceana e conquista Amadorão

O Delta é o grande campeão do Amadorão 2010. O time da cidade às margens do rio Grande derrotou a Merceana, no Uberabão, ontem, no tempo normal e nos pênaltis, conquistando o título do Módulo A dois anos depois de faturar o Módulo B.

Com a bola rolando, Delta ganhou por 2 x 1. Como a equipe do Mercês tinha vencido o primeiro jogo da final por 1 x 0, a decisão foi para os pênaltis, e o time "forasteiro" levou a melhor, vencendo por 3 x 1.

O jogo - A Merceana teve as primeiras chances. Em cobranças de falta, Rodrigo e depois Tiaguinho deram trabalho à Cleiton. O adversário respondeu no perigoso chute de fora da área de Dieguinho. O camisa 10 ainda teve mais uma preciosa oportunidade, mas perdeu. Ele não esperava a furada da zaga no cruzamento da esquerda e acabou finalizando de joelho, pra fora.

Aos 24 minutos, o volante Maxuel, um dos grandes nomes do Delta no campeonato, arriscou de fora da área, a bola se chocou na trave, nas costas do goleiro Dentinho e entrou.

A Merceana não se abalou e teve boas chances pra empatar. Clebinho desperdiçou jogada na pequena área. Quando o time de Uberaba se recuperava do golpe, levou outro. Já no fim do primeiro tempo, no escanteio cobrado por Areia, a pelota passou por todo mundo, menos por Jaiminho, o artilheiro decisivo, que mandou de cabeça para o fundo do gol: 2 x 0.

O time do município vizinho veio pra etapa final para liquidar a fatura. Acabou levando um gol logo aos três minutos. A equipe do bairro Mercês começou sufocando. Primeiro, Rodrigo bateu forte e Cleiton espalmou. Não demorou e Rubinho sofreu e converteu pênalti, descontando. O tento deixou a decisão em aberto.

Ninguém poderia afirmar com certeza quem ficaria com o título. Não faltaram jogadas dos dois lados pra definir no tempo normal, mas a decisão foi mesmo para os pênaltis - e justamente nos penais vieram as classificações dos finalistas nas semifinais.

Nas cobranças, os goleiros ofuscaram os batedores. William, que substituiu Dentinho no intervalo, foi bem. Cleiton, titular em todos jogos do Delta no campeonato, foi melhor ainda.

O experiente Areia foi o primeiro a bater. Converteu.

O camisa 10 Rodrigo foi o primeiro a errar. Cleiton defendeu.

O 10 do outro lado também falhou. Na cobrança de Dieguinho, William foi buscar.

Rubinho bateu, a bola beliscou a trave e entrou: tudo igual.

Diego fez 2 x 1 para o Delta.

Marcinho foi o próximo. Cleiton fez uma defesaça.

Cocó não aumentou a vantagem. William pegou.

Tiaguinho buscou o ângulo. Cleiton mais uma vez fez grande defesa.

Jaiminho não titubeou. Decisivo em todos os confrontos 'mata-mata', ele converteu a última cobrança, dando início à festa da torcida de Delta. A Merceana só pôde lamentar e agradecer o apoio de sua torcida.

Alemãozinho, do Vila Nova, foi o artilheiro do Amadorão, com 13 gols. Uriel, do Bonsucesso, recebeu o troféu de goleiro menos vazado.