terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reta final pra eleição da Seleção do Amador

O Campeonato Amador vai chegando ao final. No próximo domingo começam as semifinais do Módulo A. Quatro times seguem na briga pelo título. Paralelamente, prossegue a disputa por um lugar na Seleção do Amador. Uma disputa igualmente emocionante, também na reta final, e com mais concorrentes - afinal, todos jogadores que disputam o torneio da LUF concorrem.

Quem monta a Seleção do Amador é o leitor do REPLAY. Pra dar sua opinião, basta enviar um e-mail (saiba mais acessando jornalreplay.net). Nos últimos dias, aumentou consideravelmente o número de mensagens com a participação dos torcedores, dirigentes, técnicos e jogadores, o que mostra que a galera está envolvida com a premiação. Todos querem dar seu pitaco elegendo o "11 ideal". Os atletas, claro, cobiçam uma vaga neste timaço.

Alguns jogadores já aparecem com número expressivo de votos. A dupla de Juninhos do time do Bonsucesso, Ratinho e Alencar, estão entre os cotados. O volante Marcelo Uberaba, do América, é outro que desponta na votação. Alemãozinho, do Vila Nova, também está entre os mais lembrados.

A participação dos leitores elegendo o jogador reveleção do campeonato e o Craque do Módulo B também cresceu.

Nada está definido. Quem pinta como favorito pode ficar fora da Seleção, afinal, qualquer atleta ainda pode receber um grande número de votos e disparar. Portanto, quem não votou pode e deve dar sua opinião.

Recorde os últimos campeões do Amadorão

As semifinais do Amadorão começam no próximo fim de semana. Bonsucesso, Vila Nova, Delta e Merceana continuam na disputa pelo título. O REPLAY relembra agora como foram as últimas decisões.

Em 2004, ano em que foi fundado o REPLAY, a final foi entre Juventude e Santa Rosa. Os dois, aliás, fizeram o jogo de abertura daquela edição, como campeões dos Módulos A e B do ano anterior - o Juve ficou com o título da Primeira Divisão ao derrotar a Sete Colinas; o Santa Rosa faturou a Segundona, batendo o Butantã.

Na grande decisão, o Juventude sagrou-se bicampeão. O primeiro jogo da final terminou 1 x 1 e, na segunda e decisiva partida, a equipe do Manoel Mendes ganhou por 1 x 0, mandando pro espaço a vantagem do empate do Boi.

No ano seguinte o Santa Rosa chegou de novo à final, dessa vez contra o Tupi. E mais uma vez a equipe rural ficou com o vice. Os dois jogos da decisão terminaram empatados (2 x 2 na ida; 1 x 1 na volta). Dessa vez o regulamento não oferecia vantagem de dois empates pra ninguém. O negócio foi decidir nos pênaltis, e o Tupi levou a melhor.

E o time do Quartel ficou com o caneco também em 2006, quando superou o Bonsucesso na final. Em 2007, o título ficou com a Água Compridense, que venceu os dois jogos da decisão contra o mesmo Bonsucesso.

Em 2008, o BAC chega à sua terceira final seguida. E, desta vez, não deixa escapar o título. No primeiro jogo da decisão contra o Beira Rio, empate por 0 x 0. No jogo de volta, o Beira chega a fazer 2 x 0, mas o Bonsuça consegue uma espetacular virada e, com a vitória por 3 x 2, garante a conquista.

No ano passado, o Bonsucesso, em sua quarta final consecutiva, conquista o título com uma vitória por 3 x 0 sobre o Vila Nova, depois do empate por 1 x 1 na primeira partida. Os dois times seguem no páreo nessa temporada. Há quem aposte que eles são os favoritos nas semifinais e vem aí uma reedição da decisão de 2009. Será?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Definidos os semifinalistas do Amadorão

Bonsucesso, Vila Nova, Delta e Merceana são os semifinalistas do Campeonato Amador Módulo A. Ontem aconteceram os jogos de volta das quartas-de-final, definindo os times que continuam na disputa pelo título.

Depois do susto no jogo de ida, o atual campeão Bonsucesso venceu a Água Compridense no segundo duelo do mata-mata. No Zé do Tiro, a classificação veio com o triunfo por 2 x 0.

Mas não foi fácil. A equipe visitante deu trabalho e teve boas chances pra decretar a zebra. Os gols do BAC saíram no segundo tempo. Ratinho marcou no começo e Cléber no fim da etapa.

Nas semifinais, o Bonsuça enfrenta a Merceana, que eliminou o favorito Atlético. Depois de vencer por 3 x 2 de virada em casa, o time esmeraldino empatou por 2 x 2 no terreiro do Galo e comemorou a classificação.

Mesmo jogando pelo empate, foi a equipe visitante que saiu na frente, com Rodrigo Molinar. Rafael deixou tudo igual. Na etapa final, Rodrigo fez mais um, colocando o time do Mercês de novo em vantagem. Plínio empatou e o Tricolor do Abadia partiu com tudo pra cima, mas não conseguiu o gol que levaria a disputa para os pênaltis.

Na outra chave das semifinais, o pega será entre Vila Nova e Delta. O Vila é o único que venceu os dois confrontos das quartas. Depois de derrotar o América por 2 x 1 na casa do adversário, ontem, no Zé Galinha, ganhou por 3 x 0. Alemãozinho, de pênalti, Érick e Bruce marcaram os gols do time do Boa Vista. Ary, do América, recebeu cartão vermelho.

O time de Delta despachou a Vila Esperança. Depois do empate fora, no jogo de ida, a equipe da cidade vizinha, contando com o apoio da torcida, venceu por 3 x 1 na volta. Jaiminho (2) e Cocó marcaram para os anfitriões; Régis fez para os visitantes.

Amador B: Sete Colinas garante vaga na semi

A segunda rodada da segunda fase do Campeonato Amador Módulo B foi realizada ontem, e uma equipe já garantiu de maneira antecipada vaga nas semifinais do torneio: a Sete Colinas. Com duas vitórias em dois jogos, o clube do bairro Abadia chega aos seis pontos na Chave C.

No duelo verde da rodada, a Sete venceu a Ponte Alta em pleno Barretão: 2 x 0, gols de Delúcio e Wanderson. Com a derrota, a Ponte permanece com um pontinho, mas ainda tem chances de classificação.

Mais perto da vaga está a Capelinha, que chegou aos 4 pontos, na segunda colocação, com a vitória de W.O. sobre o Peirópolis, que chegou atrasado - na verdade, só uns gatos pintados apareceram. Passados os 20 minutos de tolerância, o Lobo Guará não quis saber de papo. O Dinossauro, com duas derrotas em dois jogos, está eliminado.

Na Chave B, confronto dos vencedores da primeira rodada. Vila Militar e Santa Marta não saíram do 0 x 0 e agora cada time tem quatro pontos.

No outro jogo do grupo, o pega foi entre os perdedores da primeira rodada. São José e Leblon também ficaram no empate, mas por 1 x 1. Tiago abriu o placar para o Leblon (que teve Isaías e Ramon expulsos); Pateta, de falta, deixou tudo igual. Cada time tem um ponto.

Vila e Fabrício nas semifinais do Mirim

O campeonato Mirim da Liga Uberabense de Futebol já conhece dois semifinalistas. Ontem, pela última rodada da primeira fase do certame, foram definidos os campeões das Chaves A e B: Vila Nova e Fabrício. Com o primeiro lugar em seus respectivos grupos, ambos estão garantidos nas semifinais.

Pela Chave A, o Vila Nova derrotou o Santa Marta por 2 x 1, no Nenezão, e chegou aos 12 pontos. O Nacional, que folgou na rodada, tinha chances matemáticas, mas ficou mesmo em segundo lugar, com 9 pontos.

Já pela Chave B, o Tupi viveu situação semelhante à do Naça: folgou e dançou. O time tricolor chegou à última rodada como líder do grupo, com 10 pontos, mas acabou perdendo o primeiro lugar para o Fabrício. O Vulcão goleou o Independente por 6 x 0 e chegou aos mesmos 10 pontos do Tupi, superando o rival no saldo de gols (22 a 19).

Cumprindo tabela, o Butantã bateu o Corinthians por 2 x 0 pela Chave A; e o Atlético venceu o Beira Rio por 6 a 2 na B.

Na segunda fase, acontece o cruzamento dos grupos, com os times de uma chave jogando contra os adversários da outra.

Os campeões de cada chave vão pras semifinais. Caso o líder de um grupo seja o mesmo da primeira fase, automaticamente avança para a final.

domingo, 29 de agosto de 2010

USC vence a primeira na Taça Minas

O Uberaba Sport Club conseguiu ontem sua primeira vitória na Taça Minas Gerais. Depois do empate em casa na estreia, neste sábado o Zebu venceu fora: 3 x 1 contra o Mamoré, no estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas.

O primeiro tempo foi equilibrado. O time anfitrião teve boas chances, mas o goleiro Fernando, que barrou Glayson, evitou o gol com boas defesas. No fim da etapa, o Colorado marcou dois gols e praticamente definiu o jogo.

Aos 38 minutos, Fabiano Souza marcou de falta, contando com desvio na barreira. Ainda antes do intervalo, o USC ampliou com Felipe. Depois do levantamento, a bola caiu nos pés do zagueiro, que só cumprimentou.

Na etapa complementar, o Sapo não desanimou. Gilmar até marcou, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos 12 minutos, os visitantes marcaram o terceiro. Evandro tabelou com Fabiano Souza e saiu na cara do gol, só tirando de Alonso.

Já aos 44, o time verde marcou o gol de honra, com Reinaldo, de cabeça.

Formações - A equipe do Mamoré, do técnico Pael, formou com Alonso; Josimar, Rodrigo, Deivisson; Lafaiete, Rudson, George, Hugo (Vitinho), Marquinhos (Reinaldo); Gilmar (Hugo Veloso) e Carioca.

Do outro lado, o time do Uberaba, do técnico Marcos Birigui, atuou com Fernando; Luciano, Rodrigão, Felipe; Ivonaldo, Balduíno, Gustavo (Maxsuel), Fabiano Souza (Marcel), Fabiano; Evandro e André Nascimento (Flávio).

Juvenil: Independente quase campeão

A final do Campeonato Juvenil da Liga está virtualmente definida. O Independente praticamente garantiu o título no jogo de ida da decisão, realizado ontem à tarde. O clube do bairro Estados Unidos goleou o Vila Nova por 5 x 1, em pleno Zé Galinha.

O time azul definiu a parada no primeiro tempo, quando fez 3 x 0. Agora só uma catástrofe pode fazer o IAC não ser campeão. No jogo de volta da final, a equipe do Boa Vista precisa ganhar por cinco gols de diferença para ficar com o título. Caso o Vila consiga a façanha de vencer por margem de quatro gols, aí a decisão será nos pênaltis.

Os gols - O Independente literalmente atropelou o rival. Os dois primeiros gols vieram em lances de bola parada. Espanhol abriu o placar e Elton ampliou. Ambos de cabeça.

A equipe yankee não diminuiu o ritmo e fez 3 x 0 com um belo gol de Edmundo. Ele se livrou da marcação e finalizou no ângulo.

Na etapa final, o time visitante continuou implacável. Thalisson aproveitou uma sobra na área e, de bico, fez mais um.

Aproveitando a saída em falso do goleiro, Felipe descontou para o Vila. Mas o IAC queria mais. Rafael recebeu no mano a mano, limpou o lance e fuzilou: 5 x 1, selando o "título antecipado".

Supergoleadas nos torneios da Liga

Goleadas estrondosas nos campeonatos promovidos pela Liga Uberabense de Futebol. Os artilheiros entraram em ação ontem, e teve chocolate tanto no Pré-Mirim quanto no Sênior. Confira abaixo todos os resultados.

Pré-Mirim

Independente 3 x 3 Tupi
Ipiranga 0 x 5 Fabrício
Beira Rio 0 x 4 Butantã
Santa Marta 2 x 2 Vila Nova
Atlético - folga

Sênior

Chave A
Ipiranga 0 x 2 Nacional
Ata 0 x 1 Leblon
São José 0 x 2 Madureira
Corinthians - folga

Chave B
Havaí 1 x 8 Pinheiros
Parque das Américas 0 x 1 Fabrício
Americano 0 x 11 Bonsucesso
Vila Nova - folga

sábado, 28 de agosto de 2010

Com mudanças, Uberaba encara Mamoré em Patos

Pela segunda rodada da Taça Minas Gerais, o Uberaba enfrenta neste sábado o Mamoré, em Patos de Minas, às 16h. O Colorado pode ter até três mudanças na equipe titular. Duas alterações são certas.

Contundido, o meia Rafael Ipuã cede lugar à Fabiano Souza. No ataque, Augusto César está fora, cumprindo suspensão. Expulso na estreia, contra o Funorte, ele será substituído por Evandro.

O técnico Marcos Birigui não demonstra preocupação com as mudanças e mostra confiança nos atletas antes suplentes. "Nosso time não estrá desfalcado, mas modificado, porque todos os jogadores são do mesmo nível", declara.

O time titular do USC pode ter ainda uma troca no gol. Fernando pode assumir a meta, na vaga de Glayson, que atravessa mau momento - o arqueiro inclusive falhou nos dois gols do Funorte no último jogo.

Contra a equipe de Montes Claros, o Uberaba empatou por 2 x 2 em casa. O Mamoré, por sua vez, estreou fora de casa, e saiu derrotado pelo Tricordiano por 3 x 1.

Mirim define classificados da primeira fase

No Campeonato Mirim da Liga Uberabense de Futebol (LUF), amanhã acontece a última rodada da primeira fase, definindo dois semifinalistas. O curioso é que dois times podem se classificar sem entrar em campo neste domingo.

Os dez times que disputam a categoria estão divididos em duas chaves. O regulamento da competição prevê que, na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único, dentro de suas próprias chaves. O melhor de cada grupo garante vaga nas semifinais.

Na segunda fase, os times da Chave A jogam contra os da Chave B, e mais uma vez o campeão de cada chave se classifica. Caso um time seja o melhor de seu grupo nas duas fases, se qualifica automaticamente para a final.

Definição - Os campeões de cada grupo na primeira fase só serão conhecidos na última rodada. Na Chave A, as equipes com chances são Vila Nova e Nacional. Na B, restaram Tupi e Fabrício na briga.

O Vila Nova é o líder da Chave A, com 9 pontos e saldo de 9 gols. O clube do Boa Vista depende apenas de si para confirmar o primeiro lugar e a classificação. Basta um empate - ou até mesmo uma derrota, desde que não seja de goleada. O adversário na última rodada será o modesto Santa Marta, que tem só um pontinho.

Em segundo lugar na tábua de classificação, o Nacional tem 9 pontos e saldo de 7 gols. O Elefante folga na última rodada, por isso, para passar pras semifinais, depende de tropeço do Vila. Não um tropecinho, mas um tombão: o Naça só se classifica se o concorrente perder para o Santa Marta por três gols de diferença.

A chance do time de JK é remota, por isso, se o Vila confirmar a vaga, poderá comemorar mais ainda a vitória no jogo que foi a "verdadeira decisão" da chave, na rodada anterior, quando bateu o Nacional por 2 x 1.

Enquanto isso, na Chave B, quem folga amanhã é o Tupi, líder com 10 pontos. A equipe só pode ser ultrapassada pelo Fabrício, que tem sete pontos. O time grená enfrenta o Independente que, atualmente com seis pontos, não tem mais chances.

O Tupi tem saldo de 19 gols. O Fabrício tem saldo de 16. Por isso, para roubar o primeiro lugar, o Vulcão tem que ganhar do IAC pela considerável diferença de quatro gols.

Parque das Acácias sedia torneio de xadrez

Neste sábado acontece o 4º Memorial Nelson Pagnanelli, no Quiosque do Xadrez do Parque das Acácias (Piscinão). O árbitro do torneio será César Fernando dos Santos Cruz (Cafu). A promoção é da Liga Uberabense de Xadrez e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Nelson Pagnanelli trabalhou 30 anos como diretor do Grupo Fosfertil Ultrafertil sendo um grande incentivador do Xadrez e da LUX. Segundo o professor José Carlos de Oliveira, coordenador de Parque Desportivo, a disputa terá quatro módulos, sendo o primeiro de 11 a 13 anos, o segundo de 14 a 16 anos, o terceiro de 17 a 19 e o absoluto para todas as idades. O evento começa às 16h. Serão premiados o campeão e o vice de cada módulo e o campeão geral, sendo entregues medalhas até o quinto colocado.

O projeto Xeque-Mate é realizado pela LUX todos os sábados, no Parque das Acácias, das 16 às 18 horas. O objetivo, conforme o presidente da entidade, Marcel Resende Andrade, é ensinar gratuitamente o esporte, popularizando o jogo e revelando novos campeões.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rafael Ipuã desfalca o Colorado por três semanas

A entrada dura que sofreu na partida contra o Funorte, na última quarta-feira, deve deixar o meia Rafael Ipuã fora do time do Uberaba por cerca de três semanas. O jogador foi atingido no tornozelo direito, que ficou muito inchado.

O grau da lesão será avaliado através de ressonância magnética neste fim de semana, quando o médico do USC, Constantino Jorge Calapodopulos, retorna de um congresso em São Paulo. Otimista, Ipuã acredita que voltará aos campos antes do prazo previsto. Ele aguarda em repouso, com o pé imobilizado, tomando medicamentos. O atleta já fez a radiografia e sabe que não houve fratura, mas sim uma entorse.

Para o jogo de amanhã, contra o Mamoré, em Patos de Minas, às 16h, pela segunda rodada da Taça Minas Gerais, o técnico Marcos Birigui deve escalar Fabiano Souza no lugar de Rafael.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

USC só empata com Funorte na estreia na Taça MG

O Uberaba Sport não passou de um empate com o Funorte, ontem à noite, no Uberabão, na estreia na Taça Minas Gerais: 2 a 2. Atual campeão, o Colorado esteve duas vezes em vantagem, mas cedeu a igualdade no fim.

O começo do Zebu foi bom. Logo aos quatro minutos, Rafael Ipuã tabelou com Augusto César e carimbou a trave. No rebote, o oportunismo de André Nascimento fez o placar sair do zero.

Mas estava escrito que a noite não seria das melhores para o USC. Ainda no primeiro tempo, Rafael Ipuã saiu com contusão no tornozelo direito. Após sofrer falta dura, ele foi substituído por Fabiano Souza.

Depois do intervalo, o time de Montes Claros deixou tudo igual aos 18 minutos. No corner, o zagueiro Eddie marcou de cabeça, trombando com o goleiro Glayson.

Aos 30, Augusto César foi expulso. Só que quatro minutos depois de ficar com um jogador a menos, a equipe da casa ficou com um gol a mais. Fabiano Souza marcou de falta, mandando no ângulo.

O golaço deu a ilusão de que no fim as coisas acabariam bem para o Zebu. Não foi assim. Depois de acertar a trave, o Formigão empatou aos 42, com André, para decepção dos menos de mil torcedores que foram ao estádio.

Cruzeiro vence Corinthians em Uberlândia

O Parque do Sabiá, em Uberlândia, foi palco do duelo entre Cruzeiro e Corinthians, ontem à noite, pelo Campeonato Brasileiro. A Raposa saiu vitoriosa: 1 x 0. A reportagem do REPLAY acompanhou o jogo. Foi um grande espetáculo. Em campo, um bom jogo, e nas arquibancadas, festa bonita das torcidas. Muitos uberabenses marcaram presença e devem ter ficado com uma ponta de inveja, perguntando por que nossa cidade não recebe eventos de tal porte, mesmo com um estádio com o porte do Uberabão.

Com a vitória, o Cruzeiro, que vinha mal, se recupera na competição, chegando aos 24 pontos, em sexto lugar. Já o Corinthians segue como segundo colocado, mas agora cinco pontos atrás do Fluminense.

O gol do jogo saiu logo aos 2 minutos. Depois do escanteio, Caçapa mandou na área, Gil desviou de cabeça e Montillo encheu o pé, vencendo Júlio César com chute cruzado.

O troco alvinegro não demorou. Jucilei tentou o cruzamento e a bola foi no braço de Everton. Pênalti, o que não quer dizer gol. Bruno César, artilheiro do campeonato, bateu mal, no meio, e Fábio, já caindo para o canto, defendeu com o pé.

A partir daí, a partida teve sempre o mesmo panorama: o time paulista pressionando, a equipe mineira mostrando eficiência na defesa, brecando as investidas adversárias, e saindo nos contra-ataques. Aos 38, a melhor chance do Timão. Depois do corner, Paulo André cabeceou no travessão.

O segundo tempo começa quente como o primeiro, com a Raposa de novo ameaçando. Com menos de um minuto, Everton bateu cruzado, Wellington Paulista e Robert se esticaram, mas nenhum deles alcançou.

A partida seguiu com o Corinthians atacando mais. Os defensores celestes barravam os ataques, usando faltas quando preciso, fazendo a arbitragem distribuir cartões amarelos. A melhor chance acabou sendo do clube de BH, no fim, com Wallyson, que fez Júio César trabalhar. Sem conseguir furar o bloqueio azul, o time do técnico Adilson Batista, ex-Cruzeiro, saiu mesmo derrotado.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ranking REPLAY tem novos integrantes

No próximo domingo acontecem os jogos de volta das quartas-de-final do Amadorão, definindo os semifinalistas da competição. Quem chega nessa fase ganha mais pontos no Ranking REPLAY de Clubes, que, aliás, tem novos integrantes. Atlético, Delta, Vila Esperança e América chegaram às quartas-de-final pela primeira vez desde 2004 e garantiram pelo menos quatro pontinhos na classificação. Se passarem para as semis, a pontuação aumenta.

O Ranking REPLAY de Clubes não é exatamente uma premiação, mas um levantamento do desempenho dos times nas últimas edições do Módulo A do Campeonato Amador. As campanhas são contabilizadas desde 2004, ano em que foi fundado o REPLAY, que desde então acompanha o torneio e passou a ser considerado pelos próprios participantes como o "jornal do Amadorão".

A pontuação é feita da seguinte forma: 10 pontos para o campeão; oito para o vice; seis para semifinalistas e quatro pros times que chegam às quartas-de-final.

Delta, América e Vila Esperança nunca tinham chegado às quartas-de-final antes. Aliás, os três disputavam o Módulo B quando o Ranking foi criado.

Em 2004, o Atlético ficou entre os oito melhores do torneio, mas só agora vai figurar no Ranking porque, em 2004 e 2005, só o campeão, vice e semifinalistas pontuaram - pois naquelas edições ainda existia a repescagem.

O líder do Ranking REPLAY de Clubes é o Bonsucesso, que assumiu o primeiro lugar no ano passado, quando chegou à quarta final seguida - foram dois títulos e dois vices. Na segunda e terceira posição, respectivamente, Santa Rosa e Tupi não disputam mais o Amadorão.

Confira no site jornalreplay.net o Ranking completo, com o desempenho dos times de 2003 a 2009.

Campanhas distintas entre os finalistas do Juvenil

No próximo sábado começa a final da categoria Juvenil, com a realização do jogo de ida da decisão. Os finalistas Independente e Vila Nova chegaram até aqui com campanhas bem diferentes.

Se os números valem alguma coisa, o Independente deve ser considerado o favorito. O time do bairro Estados Unidos, em nove jogos, venceu seis, empatou dois e perdeu apenas um, marcando 23 gols e sofrendo nove.

Já a equipe do Boa Vista, em nove jogos, venceu três, empatou dois e perdeu quatro, fazendo 12 gols e sofrendo 16.

O Independente fez uma trajetória sem grandes sustos. Na primeira fase, classificou com 100% de aproveitamento. Na segunda fase, na qual são apenas três jogos, perdeu a invencibilidade, chegou à ultima rodada podendo ser eliminado, mas, dependendo só de si, avançou em segundo lugar no grupo.

Nas semifinais, a equipe cadete eliminou o Fabrício, vencendo o jogo de ida, em casa, por 1 x 0 (única derrota do adversário na competição) e empatando na volta por 2 a 2.

O Vila Nova chega à final embalado, depois de eliminar o rival Ipiranga, favorito nas semifinais. No mata-mata, da mesma forma que o Independente, venceu o primeiro jogo em casa (3 x 2) e empatou a segunda fora (1 x 1).

Mas o começo foi aos trancos e barrancos. Na primeira fase, venceu só um jogo, classificando em terceiro lugar, empatado com Beira Rio, também classificado, e Merceana, que dançou no saldo de gols. Na segunda fase, qualificou-se em segundo, mais uma vez levando mais gols do que marcou.

Vila e IAC já se enfrentaram no campeonato. Foi justamente na estreia. Em casa, o time azul venceu por 1 x 0.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Funorte já está escalado

Adversário do Uberaba na estreia na Taça Minas, amanhã, o Funorte já está escalado pelo técnico Maurélio Miranda. O time de Montes Claros atuará no esquema 4-5-1, com Adson; Diego Fiúza, Alex, Eddie, Tiaguinho; Andrezinho, Marcelino, Anderson Toto, André, Rômulo; e Rafinha.

"O Uberaba apoia muito com os laterais e vamos tentar neutralizar as jogadas por estes setores. Será um jogo difícil, o Uberaba conta com um bom time e já está jogando há mais tempo do que o nosso time. Mas vamos em busca da vitória", afirma.

História - O Funorte é um clube jovem. Fundado em 4 de maio de 2007, no ano seguinte conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O apelido do time é "Formigão", em referência ao antigo nome de Montes Claros: Arraial das Formigas.

USC foca estreia na Taça Minas

Classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, o Uberaba Sport "esquece" um pouco a competição nacional e volta suas atenções para a Taça Minas Gerais. O time estreia amanhã, em casa, contra o Funorte, às 20h30.

Para este confronto, o técnico do Colorado, Marcos Birigui, escalará força máxima. O USC entrará em campo com todos titulares que não jogaram contra o América-RJ no domingo, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Hoje, a partir das 15h30, o elenco faz um mini-coletivo no Uberabão. Para evitar desgastar os atletas, será uma atividade leve, com ênfase nas jogadas ensaiadas.

O Zebu convoca a torcida para o jogo de amanhã. Apesar do bom momento da equipe, o público nos jogos do Colorado tem sido considerado decepcionante.

Para piorar, o USC terá a concorrência da partida Cruzeiro x Corinthians, em Uberlândia. A diretoria alvirrubra bem que tentou antecipar a partida contra o Funorte pra hoje, mas não deu. Muitos uberabenses devem ir para a cidade vizinha acompanhar o jogo pelo Brasileirão no Parque do Sabiá.

Placar - A Taça Minas começou no domingo com dois jogos. Diante de sua torcida, o Uberlândia ficou no empate por 2 a 2 com o Villa Nova. Já o Tricordiano fez a lição de casa e venceu o Mamoré por 3 x 1.

Datas - A CBF divulgou as datas dos duelos entre Uberaba e Tupi-MG, pelo mata-mata da Série D. O jogo de ida será no dia 5 de setembro, em Juiz de Fora, às 16h. A segunda partida acontece no domingo seguinte, dia 12, no Uberabão, também às 16h.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

USC empata, elimina América e pega o Tupi na segunda fase

No encerramento da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D, o Uberaba empatou por 1 x 1 com o América-RJ, ontem, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. O resultado garantiu o Zebu na primeira colocação do Grupo 7 e eliminou o time da casa.

Foram os anfitriões que abriram o placar, com Fabiano, de cabeça, aos 20 minutos do segundo tempo. Mal deu pra torcida local comemorar. Dois minutos depois, o Fabiano do USC cruzou e o outro lateral, Ivonaldo, foi quem aproveitou: 1 x 1.

No outro jogo da chave, o Rio Branco-ES bateu o Camaçari-BA por 4 x 1 e garantiu a segunda vaga. A equipe capixaba levou a melhor sobre o América no saldo de gols. Ambos terminaram com 10 pontos, mas o Mequinha, com saldo -1, cai fora, enquanto o time capa-branca, com saldo 2, avança. O Uberaba classifica em primeiro, com 13 pontos, e Camaçari segura a lanterna, com apenas um pontinho.

Adversário - Na segunda fase, o Colorado encara o Tupi-MG, segundo colocado do Grupo 8. O time de Juiz de Fora derrotou o Madureira-RJ por 3 x 0 ontem. Na outra partida da chave, o Cene-MS venceu o Botafogo-SP por 1 x 0, mas foi em vão.

Aqui o saldo também decidiu quem continua e quem sai. O Madureira, que já estava garantido em primeiro lugar, acabou com 10 pontos. O Galo Carijó ficou com nove pontos e 3 gols de saldo. Também com nove pontos, mas saldo 2, o Cene se despede. Na rabeira, o Botinha de Ribeirão ficou com só quatro pontos.

Escalações - O USC, do técnico Marcos Birigui, jogou ontem com Fernando; Max, Luciano, Rogério; Ivonaldo, Maxsuel, Gabriel, Fabiano Souza (Marcel), Fabiano; André Nascimento (Evandro) e Augusto César (Flávio).

Já o América, do treinador Gabriel Vieira, atuou com Cléber; Thiago Maciel (Nélio), Ávalos, Luiz Antônio, Da Costa; Joziel, Mael, Bruno Reis, Vinícius (Felipe), Hugo e Wellington (Fabiano).

Mata-mata do Amador: Merceana bate Atlético de virada

Começou o mata-mata do Campeonato Amador Módulo A. Ontem foram realizados os jogos de ida das quartas-de-final. Nenhum time abriu grande vantagem. Dois jogos terminaram empatados. O Vila venceu no fim e a Merceana conquistou grande vitória de virada em cima do Atlético.

Em Água Comprida, o time da casa recebeu o Bonsucesso, líder da primeira fase. Os visitantes saíram na frente. Édson Negão foi quem marcou. Mas Gustavo deixou tudo igual: 1 x 1 foi o placar final no Cláudio Moreira.

Vila Esperança e Delta também empataram por 1 x 1. A LUF chegou a anunciar a partida no estádio Onofre Ferreira de Carvalho, mas o campo no Manoel Mendes está mesmo sem condições. Por isso, a Vila mandou o jogo no Valdirão.

E foi o time grená que saiu na frente, com Márcio, de cabeça, aos 30 minutos do primeiro tempo. Faltando 10 minutos para o fim do jogo, Jaiminho aproveitou a rebarba e empatou. Além de ceder o empate, a Vila ficou sem Rodrigo Bahia para o jogo de volta, já que o volante foi expulso.

No Zé do Tiro, o duelo alvinegro entre América e Vila Nova acabou com vitória dos visitantes: 2 x 1. No 1° tempo, tudo igual. Dil fez 1 x 0 para o Vila, Valtinho empatou. Já no finzinho, o gol que definiu o placar, em falha lamentável de Marcelo Uberaba, que se enrolou sozinho, e Pica-Pau não titubeou. No segundo jogo do mata-mata, a equipe do Boa Vista joga pelo empate, sem PC, que recebeu cartão vermelho.

No Paulo César Pardi, a Merceana recebeu o Atlético e conseguiu grande vitória. Os visitantes abriram 2 x 0 no primeiro tempo, gols de Ditinho e Murilo Chimeca. Mas a equipe alviverde não esmoreceu e na etapa final virou para 3 x 2, com gols de Clebinho, Rubinho e novamente Clebinho. Agora o time do Mercês joga pelo empate na segunda partida. O presidente do Galo da Abadia, José Geraldo, saiu decepcionado. "Nosso time não mantém a mesma qualidade quando tem que fazer substituições", declarou.

Vila Militar e Sete Colinas goleiam no Amador B

A segunda fase do Módulo B do Campeonato Amador começou ontem, com destaque para as vitórias por goleada de Vila Militar e Sete Colinas. Já o Santa Marta, melhor time da primeira fase, venceu apertado.

Pela Chave B, a Vila Militar, que mandou seu jogo no Zé Galinha, arrasou o São José, ganhando por 4 x 0. O primeiro gol, o único do primeiro tempo, foi de Geovani. Na segunda etapa, Cláudio, Leonardo (de pênalti) e Celso marcaram. Como a segunda fase do Amador B é de tiro curto (três jogos), largar com uma vitória elástica é meio caminho andado para classificar para as semifinais.

No outro confronto da Chave B, o Santa Marta bateu o Leblon, 2 x 1, no Nenezão. O Tricolor sabia que não seria fácil, afinal de contas, o adversário foi um dos poucos que arrancou pontos do líder na primeira fase (empate por 2 x 2).

Tumultuado, o jogo teve quatro expulsões: Diego, do time da casa; e Bruno, Edilson e Edmar, da equipe visitante. Gols, apenas na etapa complementar. Alessandro colocou o Leblon na frente, mas Laerte marcou duas vezes e manteve a invencibilidade do Santa Marta no certame.

Pela Chave C, a Sete Colinas, a outra invicta no torneio, manteve a boa fase ao golear o Peirópolis: 4 x 1 no Antônio Próspero. Deninho, Carlos Renato e Leandro fizeram 3 x 0 só no primeiro tempo. Na etapa final, William descontou, e Deninho, de pênalti, fechou a conta.

Na outra partida do grupo, o duelo rural entre Ponte Alta e Capelinha terminou empatado: 2 x 2 no Barretão. Deivinho colocou a Capelinha em vantagem. A Ponte virou com Breno e Everton. E Alisson deixou tudo igual.

domingo, 22 de agosto de 2010

Independente e Vila na final do Juvenil

O título da categoria Juvenil será disputado entre Independente e Vila Nova. Ontem à tarde, os dois times empataram nos jogos de volta das semifinais, e se classificaram por conta das vitórias no primeiro confronto do mata-mata.

No José Romualdo Reis, o Vila enfrentou o Ipiranga. Derrotada por 3 x 2 no jogo de ida, a equipe alvirrubra precisava vencer por um gol para pelo menos decidir a vaga nos pênaltis. E logo aos 10 minutos os donos da casa abriram o placar, com Rubens.

No segundo tempo, aos 20, o time alvinegro deixou tudo igual. Peterson, que veio do banco de reservas, fez o gol do empate e da classificação. Logo após o gol, muita confusão e empurra-empurra. Depois da zorra, o jogo recomeçou, o placar de 1 x 1 não mudou e o clube do Boa Vista se classificou.

No Glayer Leite, a situação do Fabrício era igual à do Ipiranga, e a do Indepente era idêntica à do Vila Nova. Como tinha perdido por 1 x 0 na ida, o Vulcão começou fulminante e logo aos 2 minutos Alex William colocou a equipe grená na frente.

O time cadete não se assustou e deixou tudo igual aos 23, com Marco Túlio, o Espanhol. Na etapa complementar, pressão total do Fabrício, até que, aos 39, Lucas fez o gol que levaria a decisão para os pênaltis.

Levaria, porque ainda deu tempo de Espanhol, aos 43, marcar de novo, definindo o placar em 2 x 2, colocando o IAC na final.

Garotos e coroas em ação

A categoria Sênior começou na tarde de ontem com seis jogos. Alguns coroas mostraram futebol, outros só tentaram. Também ontem, mas pela manhã, os garotos do Pré-Mirim bateram uma bolinha. E hoje de manhã foi a molecada do Mirim que entrou em campo. Confira abaixo todos os resultados.

Pré-Mirim

Vila Nova 3 x 2 Atlético
Butantã 0 x 1 Santa Marta
Fabrício 6 x 0 Beira Rio
Tupi 7 x 0 Ipiranga
Independente - folga

Mirim
 
Chave A

Vila Nova 2 x 1 Nacional
Corinthians 1 x 1 Santa Marta
Butantã - folga

Chave B
Atlético 1 x 6 Tupi
Independente 4 x 0 Beira Rio
Fabrício - folga

Sênior

Chave A

Madureira 1 x 1 Corinthians
Leblon 2 x 0 São José
Nacional 7 x 0 Ata
Ipiranga - folga

Chave B
Bonsucesso 5 x 0 Vila Nova
Fabrício 7 x 2 Americano
Pinheiros 1 x 0 Parque das Américas
Havaí - folga

sábado, 21 de agosto de 2010

Com time misto, USC encara América

Pela última rodada da primeira fase do Brasileiro Série D, o Uberaba Sport enfrenta amanhã o América-RJ, na casa do adversário, às 16h, com um time misto. Na verdade, o Colorado entrará em campo com mais reservas do que titulares.

Nada menos que cinco jogadores estão fora suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Na última partida, os pendurados deram um jeito de forçarem a punição e ficarem fora do jogo deste domingo, que vale pouco pro USC, que já está classificado pra segunda fase e apenas por uma catástrofe perde o primeiro lugar da chave.

Os titulares que ficam fora por suspensão são Rodrigão, Felipe, Gustavo, Balduíno e Rafael Ipuã. Eles serão substituídos por Max, Rogério, Gabriel, Maxsuel e Fabiano Souza.

Outra alteração, esta por conta do técnico Marcos Birigui, é no gol. Glaysson será poupado e cede lugar à Fernando.

O esquema 3-5-2 será mantido pelo treinador. Assim, o Zebu começa jogando com Fernando; Max, Luciano, Rogério; Ivonaldo, Gabriel, Maxsuel, Fabiano Souza, Fabiano; Augusto César e André Nascimento.

Apesar de tantas mudanças na equipe e de ter uma posição confortável na tábua de classificação, Birigui exige seriedade e quer a vitória fora de casa. A delegação do Uberaba viajaria para o Rio hoje às 7h, de ônibus.

Taça Minas Gerais - A competição estadual começa amanhã, com dois jogos. O USC estreia na quarta-feira, em casa, contra o Funorte, às 20h30. Confira a tabela do torneio no site jornalreplay.net

Juvenil define finalistas

Neste sábado o campeonato Juvenil da Liga Uberabense de Futebol conhece os finalistas da temporada. São dois clássicos nos jogos de volta das semifinais, ambos no bairro Fabrício. Às 15h, no Glayer Leite, tem Fabrício x Independente. Pertinho dali, no José Romualdo Reis, às 15h30, o duelo é entre Ipiranga e Vila Nova.

Por terem vencido na ida por um gol de diferença, Independente e Vila Nova jogam pelo empate essa tarde. Fabrício e Ipiranga têm a vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa, mas é só: precisam vencer por dois gols pra classificarem - se ganharem por um gol de vantagem, a decisão será nos pênaltis.

Dentre os quatro semifinalistas, nenhum invicto. Três chegam com apenas uma derrota na campanha: Ipiranga, Independente e Fabrício. Aliás, as derrotas foram em jogos envolvendo o trio.

O Ipiranga perdeu para o Fabrício na primeira fase, por 2 x 1. O Independente perdeu para o Ipiranga na segunda fase, também por 2 x 1. E o Fabrício perdeu para o Independente no jogo de ida da semifinal, 1 x 0.

O Vila Nova, por sua vez, já foi derrotado quatro vezes. Na primeira e na segunda fase do certame, o clube alvinegro do bairro Boa Vista conseguiu a classificação na última rodada.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Briga boa pela artilharia do Amadorão

O Amador Módulo A entra na reta final. O mata-mata começa no próximo domingo. Além das pelejas pelas quartas-de-final, uma atração à parte em meio à tantas decisões: a briga pela artilharia do campeonato.

Entre os principais goleadores do Amadorão, todos defendem times que seguem na disputa. O artilheiro da competição até agora é Reginho, do Atlético da Abadia. Na última rodada, na goleada de 8 x 3 do Galo sobre o Arem, ele marcou três e chegou aos 12 gols, ultrapassando Alemãozinho, do Vila Nova, que estacionou nos dez.

Empatado com Alemãozinho na vice-artilharia do torneio estão Murilo Chimeca, do Atlético; Tita, do América; e Édson Negão, do Bonsucesso.

Em seguida, com nove gols cada, aparecem Adriano Morcego, da Vila Esperança; Lucas, do Beira Rio; e Hallyson, do Parque das Américas - os dois últimos já estão fora do páreo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Santa Marta e Sete Colinas, os invictos do Amador

Contando as três divisões do Campeonato Amador - inclusive o Módulo C, já encerrado - somente duas equipes podem se gabar de ainda não terem sido derrotadas na temporada: Santa Marta e Sete Colinas, respectivamente, primeira e segunda colocadas na primeira fase do Módulo B.

As campanhas credenciam os dois invictos como favoritos ao título. A segunda fase da Segundona começa no próximo domingo. O Tricolor enfrenta o Leblon, e a equipe verde do Abadia joga contra o Peirópolis.

Os números não deixam dúvidas: os dois times são os melhores do Módulo B. Em 14 jogos, o Santa Marta venceu 12 e empatou dois. O clube tem o melhor ataque (46 gols pró) e a melhor defesa (6 gols contra) do certame. A Sete Colinas, por sua vez, em 14 partidas, venceu 10 e empatou quatro, sendo dona da segunda melhor defesa (sete gols sofridos).

No Módulo C do Amador, quem menos perdeu foi o Olímpico. O campeão da Terceirona foi derrotado só uma vez. Já no Módulo A quem tem menos derrotas é o Bonsucesso, que perdeu pela primeira vez na última rodada, quando caiu diante do América: 3 x 1.

Pinheiros e Ata voltam ao Módulo C

Durou pouco a trajetória de Pinheiros e Ata no Módulo B do Campeonato Amador. Os dois times foram rebaixados esse ano após acessos recentes.

O Pinheiros ficou apenas duas temporadas na Segunda Divisão. Campeão da Terceirona em 2008, quando derrotou o Leblon na final, a equipe acabou rebaixada em 2010, com a pior campanha entre os 15 participantes do Módulo B.

O time somou míseros 5 pontos. Conseguiu apenas uma vitória em 14 jogos. A defesa, a pior da competição, sofreu incríveis 52 gols - 12 a mais que o Havaí, a segunda pior defesa.

Quem também caiu foi o Ata, depois de só um ano no Módulo B. Vice-campeão da Terceira Divisão em 2009, quando perdeu a final para o Santa Marta, o Urso Polar perdeu 11 jogos e venceu apenas três em 2010 - não empatou.

Penalizado com a perda de três pontos por escalar jogador irregular, o clube ficou com apenas seis pontos, na vice-lanterna. A punição acabou sendo fatal.

O Havaí, primeiro time acima da zona do rebaixamento, venceu só um jogo, mas empatou outros quatro, somando sete pontos, um a mais que o Ata, que teve o pior ataque do torneio, com 14 gols.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Colorado visa o primeiro lugar da chave

Já classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, o Uberaba Sport quer garantir agora a primeira colocação no Grupo A 07. No próximo domingo acontece a definição, com a realização da última rodada da primeira fase.

O Colorado enfrenta o América-RJ, na casa do adversário; e no outro jogo da chave, o Rio Branco-ES recebe o Camaçari-BA.

Com 12 pontos, o USC precisa apenas de um empate para assegurar o primeiro lugar. América e Rio Branco brigam pela segunda vaga. O Camaçari, lanterna com só um pontinho, apenas cumpre tabela.

O América, com 9 pontos, depende apenas de si para classificar: basta uma vitória simples. Se empatar, chega aos 10 pontos e pode ser alcançado pelo Rio Branco, atualmente com sete pontos - nesse caso, o time caixaba teria vantagem no saldo de gols.

Adversário - Mesmo em caso de derrota, o Uberaba dificilmente deixará de ficar com o primeiro lugar. Isso só acontece no caso de uma goleada extraordinária do América.

Na hipótese dos dois times terminarem empatados, com 12 pontos cada, o saldo de gols decide a parada. E atualmente o Zebu tem saldo de 11 gols, enquanto o Mecão tem saldo -1.

Na segunda fase, o Colorado enfrentará um time do Grupo A 08, provavelmente o segundo colocado, já que o USC deve avançar como líder de sua chave.

Dessa forma, o adversário nomata-mata não será o Madureira-RJ, que já está garantido em primeiro, com 10 pontos. A segunda vaga está em aberto: estão no páreo Cene-MS, Tupi-MG e Botafogo-SP.

Na última rodada, o Tupi, com 6 pontos, recebe o Madureira; enquanto o Botafogo, com 4, enfrenta o Cene, que tem 6.

O Cene é o único time que depende só de si para classificar. A equipe leva vantagem sobre o Tupi no saldo de gols (1 x 0). Por isso, o Galo Carijó precisa ganhar do líder e torcer por tropeço do time sul-matogrossense. Já o Botinha, com saldo -2, além de vencer, torce por derrota do Tupi.

Categoria Sênior começa no sábado

No próximo final de semana a Liga Uberabense de Futebol dá início à mais uma competição. É a vez dos coroas: sábado começa a categoria Sênior, que contará com 14 participantes.

Na primeira fase, foram formados dois grupos com sete times cada. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. Aí serão novamente duas chaves, desta vez com quatro equipes em cada uma. Os dois melhores de cada chave garantem vaga nas semifinais.

Nas semis e na final serão jogos de ida e volta. Quem tiver melhor campanha faz o jogo de volta em casa. Não há vantagem de jogar por dois empates: em caso de igualdade em pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

O atual campeão do Sênior é o Madureira, que no ano passado derrotou o Bonsucesso na final.

Confira no site jornalreplay.net a tabela da competição.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O drama dos rebaixados do Alfredão

Para Beira Rio e Arem, os dois clubes do futebol amador do Conjunto Alfredo Freire, o ano de 2010 ficará marcado na história. Negativamente. Os rivais acabaram rebaixados e disputarão o Módulo B na próxima temporada.
O Arem amargou a pior campanha entre os 16 participantes do Amadorão. Somou apenas 10 pontos. Venceu só dois jogos - um deles contra o Vila Nova, um dos candidatos ao título. O time ainda empatou quatro e perdeu nove partidas.

Os números são cruéis: a equipe teve o pior ataque e a pior defesa do torneio. Foram só 14 gols marcados, dois a menos que o Madureira, o segundo pior neste quesito. Lá atrás, 34 gols sofridos, três a mais que o rival Beira Rio, a segunda pior defesa.

Na melancólica campanha, torcedor do Arem lamenta principalmente a derrota contra o Ipiranga, em casa, na penúltima rodada. Em jogo-chave, o Ipiranga viu o adversário perder um pênalti logo no começo do jogo, e depois fez 3 x 0, dando passo decisivo para escapar do rebaixamento.

O Arem subiu pro Módulo A em 2007, quando foi vice-campeão do Módulo B, disputando a final com o Fabrício. Em 2008 e 2009, ficou entre os oito melhores do certame.

Saldo - O Beira Rio ficou em penúltimo lugar nesta temporada. A equipe terminou com 11 pontos, duas vitórias, cinco empates e oito derrotas. Tudo igual ao Ipiranga, que escapou do descenso por causa do saldo de gols: -10, contra -12 do time azul.

O clube do Alfredão fez 19 gols e levou 31, enquanto o fabriciano marcou 17 gols e sofreu 27.

Campeão do Módulo B em 2005, quando superou a Merceana nos pênaltis na decisão, o Beira Rio fez boas campanhas nos anos seguintes. Em 2006 e 2007, chegou à segunda fase; em 2008, foi vice-campeão, perdendo a final para o Bonsucesso.

Nesta temporada, o dérbi do Alfredão terminou com vitória do Beira, que venceu o Arem por 2 x 0, em jogo no Zé Galinha. Aliás, no estádio começou e terminou a trajetória da equipe no Módulo A de 2010. Outra coincidência: o primeiro e o último gol do time no campeonato foram marcados por Carlão. Aliás, os dois únicos do jogador no certame. Não dá mesmo pra comemorar.

A hora do mata-mata no Amadorão

Definidos os classificados pra segunda fase do Campeonato Amador Módulo A, o momento é de concentração para os oito times que seguem na disputa pelo título. Os jogos de ida das quartas-de-final acontecem no próximo domingo.

O REPLAY relembra como foram, na primeira fase, os confrontos que agora serão realizados pelo mata-mata. Confira:

Delta x Vila Esperança - Pelos números, este deve ser o duelo mais equilibrado. Delta ficou em quarto lugar na primeira fase, com 28 pontos: venceu oito jogos, empatou quatro e perdeu três, marcando 26 gols e sofrendo 19. A equipe da Vila Esperança, que ficou em quinto, somou 26 pontos, com oito vitórias, dois empates e cinco derrotas; marcando 23 gols e levando 19.

Na primeira fase, o duelo entre os dois terminu com vitória da Vila. Jogando em casa, o time grená ganhou por 2 x 0, na oitava rodada.

Vila Nova x América - O equilíbrio também deve marcar este confronto. Na primeira fase, o duelo alvinegro ficou 0 x 0. Não foi por falta de chances que o jogo no Zé Galinha, pela 13ª rodada, acabou empatado sem gols: as duas equipes criaram inúmeras chances, mas a bola teimou em não entrar.

Na primeira fase, o Vila ficou em terceiro lugar, com 30 pontos, resultantes de 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Já o América, sexto colocado, somou 26 pontos, com 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. No número de gols, eles são quase iguais: cada um marcou 32 gols; a Pantera levou 18, um a menos que o adversário do Boa Vista.

Atlético x Merceana - Os dois times se enfrentaram logo na estreia, no Paulo César Pardi: 2 x 2 foi o placar final. O Galo, dono do melhor ataque do torneio até aqui, ficou em segundo lugar na fase de classificação. O time do Abadia somou 30 pontos, com nove vitórias, três empates e três derrotas. O Tricolor fez 36 gols e sofreu 17.

Já a Merceana, que se classificou em sétimo lugar, obteve seis vitórias, três empates e seis derrotas, ficando com 21 pontos. O clube esmeraldino sofreu 21 gols e marcou 20 - pior desempenho ofensivo entre os oito do mata-mata.

Bonsucesso x Água Compridense - Os dois times já fizeram a final do Amador, em 2007, quando o título ficou com o clube da cidade vizinha. Neste campeonato, eles se enfrentaram pela terceira rodada, e o Bonsuça, em casa, ganhou por 3 x 0.

A Água Compridense conquistou a classificação na última rodada, terminando em oitavo lugar, com 20 pontos. A equipe venceu seis jogos, empatou dois e perdeu sete. Seu ataque foi às redes 25 vezes, e a defesa, a pior entre os oito classificadas para as quartas-de-final, foi vazada em 29 ocasiões.

O Bonsucesso, líder absoluto da primeira fase, somou 36 pontos. Foi o time que mais venceu, 11 vezes; e menos perdeu, uma; além de três empates. O ataque fez 35 gols e a defesa, a melhor do campeonato, levou dez.

Regulamento - No ano passado, a segunda fase não era no sistema mata-mata. Os oito classificados eram divididos em duas chaves de quatro times cada, e os dois melhores de cada grupo iam para as semifinais - este sistema permaneceu no Módulo B este ano.

Mas, no Módulo A, voltou o sistema eliminatório simples, o popular mata-mata, com jogos de ida e volta. Técnico Bonsucesso, o melhor time do certame até agora, Antônio Carlos prefere a forma de disputa adotada em 2010. "Com dois grupos, você corre o risco de chegar à última rodada dependendo de outros resultados. Com o mata-mata, você depende apenas de si", pontua.

Ele só não gostou do fato de a equipe de melhor índice técnico não ter vantagem de jogar por dois resultados iguais. "O time de melhor campanha faz o segundo jogo em casa, mas deveria ter também a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo", opina.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os classificados e os rebaixados do Amadorão

O Campeonato Amador Módulo A já conhece os oito classificados para as quartas-de-final. Ontem, na última rodada da primeira fase, foram definidos os times que continuam na disputa pelo título, além dos dois que vão para a Segundona.

Beira Rio e Arem são os clubes rebaixados. O Ipiranga escapou da degola. Beira e Ipiranga enfrentaram adversários que brigavam por vaga na segunda fase. A equipe vermelha do Fabrício perdeu, mas não caiu. O time azul do Alfredão empatou e alcançou o Ipiranga em número de pontos, mas, por ter saldo de gols pior, não evitou a queda para o Módulo B.

Confira abaixo todos os jogos da última rodada da primeira fase.

Bonsucesso x América - Caiu o último invicto do campeonato: o Bonsucesso perdeu para o América por 3 x 1. Com a derrota, o BAC dá adeus à Taça dos Invictos - faltava uma partida sem derrota para igualar a marca do Juventude, o atual detentor do prêmio do REPLAY.

O América abriu 2 x 0 com dois gols de Cascalho. Pretinho descontou, mas Marcelo Uberaba, cobrando falta, decretou a vitória da Pantera, que termina em sexto lugar, com 26 pontos. O Bonsuça, com 36, já tinha assegurado o Troféu Djalma Santos, que o REPLAY oferece ao primeiro colocado dessa fase em que todos jogam contra todos.

Delta x Vila Nova - No Campo das Mangueiras, o Vila Nova perdeu de virada e caiu do segundo pro terceiro lugar - foi superado pelo Atlético. Ivo colocou o representante do Boa Vista em vantagem, mas Delta chegou à vitória com gols de Diego e Jaime. O time alvinegro ainda perdeu a chance do empate em cobrança de pênalti de Alemãozinho - Cleiton defendeu. O Vila ficou com 30 pontos; Delta, em quarto, com 28.

Atlético x Arem - Olha a coincidência: no Antônio Próspero, na preliminar da rodada dupla, a Sete Colinas derrotou o Pinheiros por 8 x 0, pelo Módulo B. A equipe vencedora terminou em segundo lugar e quem perdeu foi rebaixado, na última colocação. No jogo de fundo, agora pelo Módulo A, outro time do Abadia detonou o lanterna do certame. O Galo enfiou 8 x 3 no Arem e, com a derrota do Vila, pulou pro segundo lugar, com os mesmos 30 pontos do time alvinegro, levando vantagem no saldo de gols. Com apenas 10 pontos, o Arem vai pra Segundona. O Tricolor foi às redes com Reginho (3), Murilo Chimeca (2), Fábio, Iran e Wesley. O time do Alfredão, que tinha chances matemáticas, mas já entrou em campo desmotivado, marcou com Felipe (2) e Diego.

Água Compridense x Fabrício - Confronto direto por vaga no mata-mata. O time de Água Comprida ganhou por 3 x 2, tirou o Fabrício do páreo e, contando com o empate do Butantã, classificou em oitavo, com 20 pontos - o Vulcão ficou em 11°, com 17.

Foi um jogo lá e cá. Cabeça colocou os donos da casa na frente. Niltinho empatou. Tiago deixou o Água de novo em vantagem. Jairo igualou mais uma vez. E Cabeça, de pênalti, deu a vitória e a classificação aos anfitriões.

Vila Esperança x Parque das Américas - A Vila já estava classificada. O Parque não tinha chance de classificação nem corria o risco de cair. No fim, 2 x 1 pros donos da casa. Matoso, que voltou com tudo, fez os dois do time grená. Halyson, sempre ele, marcou para o Periquito. A Vila Esperança se classifica em quinto, com 26 pontos. O Parque ficou em 13°, com 15.

Madureira x Juventude - Os dois times apenas cumpriam tabela. Melhor pro Juventude, que se despediu com vitória de 3 x 2, com gols de Gaspar, Higor e Lunardo - Varlei e Igor marcaram para o Madura.

O Juve, que esperava uma campanha melhor, comemora apenas a derrota do Bonsucesso - com o resultado a Taça dos Invictos continua sendo do clube do Manoel Mendes, que ficou em décimo lugar, com 18 pontos. O Leão do Gameleira, 12° colocado com 14 pontos, sabe que se quiser voltar a figurar entre os primeiros, tem que acertar na parceria da próxima vez.

Beira Rio x Butantã - O Beira precisava vencer pra fugir do rebaixamento. O Butantã tinha que ganhar pra permanecer no G-8. O empate por 2 x 2 foi ruim para ambos. O time do Alfredo Freire, que mandou seu jogo no Zé Galinha, saiu na frente com Uênio. Na etapa complementar a Cobra virou com Babalu e Robertinho. Carlão deixou tudo igual, decretando o resultado que rebaixou o clube azul e eliminou a equipe do Santa Marta. O Beira Rio chegou aos 11 pontos, mesmo número do Ipiranga, mas não escapou do descenso. O Butantã acabou ultrapassado pela Água Compridense. Depois de dois anos seguidos nas semifinais, a equipe do bairro Santa Marta termina em nono lugar, com 19 pontos.

Ipiranga x Merceana - Outro jogo entre um time assombrado pelo fantasma do rebaixamento e um que queria confirmar a vaga no mata-mata. A Merceana, ao contrário do Butantã, não vacilou e continuou no G-8. Ganhou por 3 x 1, com gols de Clebinho, Rubinho e Cacá, e ficou em sétimo, com 21 pontos. O Ipiranga, por sua vez, escapou da Segundona. O clube fabriciano, que fez com James, acabou com os mesmos 11 pontos do Beira Rio, e se livrou no saldo de gols.

Mata-mata - Na fase de quartas-de-final, os confrontos, em jogos de ida e volta, serão entre Bonsucesso x Água Compridense; Atlético x Merceana; Vila Nova x América; e Delta x Vila Esperança.

Como ficou o Amador Módulo B

A última rodada da primeira fase do Campeonato Amador Módulo B, realizada ontem, definiu os classificados para a segunda fase da competição e também os dois rebaixados pra Terceirona de 2011.

Capelinha, Peirópolis e Leblon são os times que neste domingo carimbaram o passaporte para a segunda fase. O trio se junta à Santa Marta, Sete Colinas, Ponte Alta, Vila Militar e São José, que já estavam classificados. Das oito equipes que continuam na disputa, só o Leblon não estava no G-8 antes da última rodada - a equipe deixou o Bom Retiro na saudade.

Ata e Pinheiros são os times que disputarão o Módulo C no ano que vem. Confira abaixo todos os jogos da rodada decisiva.

Santa Marta x Peirópolis - O Tricolor não deixaria escapar o primeiro lugar mesmo se perdesse. Mas nem por isso aliviou, bateu forte no Dino: 4 x 0, gols de Dão, Jonatan, Daniel e Bruno. O líder somou 38 pontos. O Peiró, mesmo com o revés, classifica em sétimo, com 21 pontos.

Sete Colinas x Pinheiros - Além do Santa Marta, só a Sete Colinas ainda não foi derrotada no Módulo B. E a equipe do Abadia ontem esteve longe de perder a invencibilidade: fez 8 x 0 no Pinheiros e garantiu o segundo lugar, com 34 pontos. O Pinheiros tinha que vencer e torcer contra Ata e Havaí pra escapar do rebaixamento. Não fez nem sua parte e terminou na lanterna, com míseros 5 pontinhos.

Leblon x Ponte Alta - Jogando em casa, o Leblon ganhou e ficou com a última vaga no G-8. Com gols de Alessandro (2) e Éric, o time derrotou a Ponte Alta por 3 x 1 - Maicon fez o gol da equipe rural. Beneficiado pelo empate do Bom Retiro, o Leblon ficou em oitavo lugar, com 21 pontos. A Ponte Alta terminou na terceira colocação, com 28.

Ata x Vila Militar - Logo na primeira temporada depois de subir pro Módulo B, o time da Ata foi rebaixado. Ontem, levou 2 x 1 da Vila Militar, que chegou aos 27 pontos e ficou em quarto lugar. O Urso Polar, que ainda foi punido com perda de três pontos por escalar jogador irregular, foi o penúltimo colocado, com seis pontos, e desce junto com o Pinheiros pra Terceirona.

Flamengo x Havaí - Dos times que lutavam contra o descensoo, só o Havaí pontuou: empatou por 2 x 2 com o Flamengo - se tivesse perdido, acabaria rebaixado, e o Ata permaneceria no Módulo B. Não faltou sofrimento. O time rubronegro fez 1 x 0 logo no primeiro minuto, com Edson Adão, e ampliou com Adriano. Ainda no primeiro tempo, Eduardo diminuiu, e, na etapa final, Flávio fez o gol salvador. O Havaí termina em 13° lugar, com 7 pontos, e o Flamengo fica em 12°, com 11.

Mogiana x Bom Retiro - O Bom Retiro chegou à última rodada no G-8. Dependia só de si para garantir a classificação. Mas não venceu e acabou fora da próxima fase: ficou no empate por 2 x 2 e foi superado pelo Leblon. O Bom Retiro ficou em nono lugar, com 19 pontos, e a Mogiana, que só cumpria tabela, foi a décima colocada, com 16 - mesmo número do Independente, de folga na rodada, que terminou num melancólico 11° posto.

São José x Capelinha - O São José já estava classificado. A Capelinha, não. O time da comunidade rural tratou de fazer sua parte, venceu por 2 x 1 e garantiu a vaga, passando o próprio São José, que terminou em sexto, com 21 pontos - o Lobo Guará ficou em quinto, com 24.

Próxima fase - Na segunda fase, os oito times são divididos em dois grupos. Todos jogam entre si dentro de seu próprio grupo, e os dois melhores de cada chave vão para as semifinais.

A Chave B terá Santa Marta, Vila Militar, São José e Leblon; e na C estão Sete Colinas, Ponte Alta, Capelinha e Peirópolis.

Rodada dos visitantes no Pré-Mirim

A segunda rodada da categoria Pré-Mirim aconteceu na manhã de sábado, com quatro jogos - todos acabaram com vitórias dos visitantes. Domingo, pela terceira rodada do Mirim, destaque para a goleada do Fabrício: 13 x 0 contra o Beira Rio, que deve ser o saco de pancadas do torneio - só não apanhou na segunda rodada porque folgou; na estreia, perdeu por 14 x 1 do Tupi.

Confira abaixo os resultados das duas competições.

Pré-Mirim (sábado)

Ipiranga 0 x 4 Independente
Beira Rio 1 x 4 Tupi
Santa Marta 2 x 4 Fabrício
Atlético 2 x 3 Butantã
Vila Nova - Folga

Mirim (domingo)

Chave A
Santa Marta 1 x 1 Butantã
Nacional 3 x 0 Corinthians
Vila Nova - folga

Chave B
Beira Rio 0 x 13 Fabrício
Tupi 2 x 1 Independente
Atlético - folga

domingo, 15 de agosto de 2010

Com chocolate, Uberaba conquista classificação antecipada

O Uberaba Sport está classificado para a segunda fase do Brasileiro Série D. Faltando ainda uma rodada para o fim da primeira fase, o Colorado garantiu a vaga antecipada com uma vitória maiúscula sobre o Rio Branco-ES, ontem, no Uberabão: 6 x 1 contra o campeão capixaba.

Com a goleada, o Zebu confirma o posto de melhor ataque da Quarta Divisão e chega aos 12 pontos no Grupo A 07. O Brancão, único time que tinha vencido o USC no certame, permanece com sete. Hoje, fechando a quinta rodada, o América-RJ assumiu a vice-liderança, com 9 pontos, ao vencer por 2 x 0 a equipe do Camaçari-BA, lanterna com só um pontinho.

O jogo - Na primeira boa investida, aos 18 minutos, o USC abriu o placar. Augusto César fez linda tabela com Gustavo e cruzou rasteiro da linha de fundo, da direita, para Rafael Ipuã completar entre os defensores adversários.

Oito minutos depois, outra grande tabela, agora na esquerda, entre Felipe e Fabiano, que cortou o defensor na linha de fundo e cruzou de direita para André Nascimento, de cabeça, antecipar e fazer 2 x 0.

O time capa-preta desabou de vez aos 38, quando, em contra-ataque fulminante, André Nascimento recebeu lançamento longo e tocou pra Augusto César, que gingou na frente do marcador e bateu colocado: 3 x 0.

Na etapa complementar, o Zebu administra a vantagem e faz o quarto aos 21 minutos. Fabiano levantou e o zagueiro-artilheiro Luciano mal subiu para aproveitar, cabeceando pro chão.

O Rio Branco estava entregue. Wédson Pipoca foi expulso depois de fazer falta dura em Augusto César, que infernizava. O time visitante ainda encontrou forças para descontar aos 29, com Cleiton, em bela jogada individual. Ele se livrou de dois marcadores e chutou de fora da área no ângulo.

Mas a reação parou por aí. Só quatro minutos depois, jogada entre dois atletas que vieram do banco acabou no improvável gol de Balduíno. Fabiano Souza tocou pra Evandro, que tocou pro capitão só tirar do goleiro: 5 x 1.

Augusto César continuava com seus lances de efeito. Nino apelou, deu uma cotovelada no atacante e também foi expulso. Aos 44, o fim do show. Marcel, que também entrou no segundo tempo, recebeu lançamento longo, ganhou da zaga e tocou rasteiro pra fechar o massacre.

Torcida - A diretoria do Colorado reclamou, e com razão. Mais uma vez a torcida alvirrubra compareceu em pequeno número.

O Uberaba, do técnico Marcos Birigui, jogou com Glaysson; Luciano, Rodrigão, Felipe; Ivonaldo, Balduíno, Gustavo, Rafael Ipuã (Fabiano Souza), Fabiano (Marcel); André Nascimento (Evandro) e Augusto César.

Já o Rio Branco, do treinador Toninho Andrade, atuou com Wálter; Emerson, Nino, Wédson Pipoca, Flavinho; Guaçuí, Gil Baiano (Juca), Eduardo, Emílio (Ronicley); Evandro (Caio) e Cleiton.

Mandantes em vantagem no Juvenil

Quem jogou em casa se deu bem nos jogos de ida do mata-mata do Campeonato Juvenil da Liga Uberabense de Futebol, ontem. O Independente venceu o Fabrício no Antônio dal Secchi, enquanto o Vila Nova bateu o Ipiranga no Zé Galinha.

No bairro Estados Unidos, o clássico entre Independente e Fabrício colocava frente a frente os dois melhores times da primeira fase. É verdade que na segunda fase o Vulcão continuou bem e o IAC capengou. Mas ontem o embalo do clube grená acabou. O time yankee ganhou por 1 x 0, gol de Talala, derrubando o último invicto do torneio.

Na outra semi, quem vinha embalado também foi surpreendido. No Boa Vista, o Vila Nova derrotou o Ipiranga por 3 x 2. A equipe alvirrubra abriu o placar, com Willian, mas o time alvinegro virou com Felipe, Henrique e Peterson - Jonatan ainda descontou.

sábado, 14 de agosto de 2010

Bonsucesso perto de faturar a Taça dos Invictos

No último domingo o Bonsucesso venceu o Vila Nova por 2 x 1 e garantiu, com uma rodada de antecedência, o primeiro lugar na fase de classificação do Amadorão - e, consequentemente, o Troféu Djalma Santos, oferecido pelo REPLAY ao time de melhor campanha na etapa do campeonato em que todos jogam contra todos.

Desde que a premiação foi criada, o Bonsuça ganhou em todos os anos - essa é a terceira vez consecutiva.

Agora o atual bicampeão amador quer outro prêmio do REPLAY: a Taça dos Invictos. Também instituída em 2008, é oferecida à equipe que alcançar a maior série de jogos sem derrotas.

Depois que um time ganha a Taça, outro clube só fica com ela se superar a marca de partidas consecutivas sem perder do atual detentor.

O primeiro a faturar foi o Bonsucesso, com 14 jogos seguidos de invencibilidade em 2008. No ano passado, o Juventude quebrou o recorde, alcançando 17 partidas sem derrotas - somadas as campanhas de 2008 e 2009.

E o Bonsuça está perto de recuperar a Taça dos Invictos. O time é o único invicto da atual temporada. São 14 partidas sem ser derrotado. Somadas às duas últimas do Amador-2009, a série chega aos 16 jogos de invencibilidade.

Se ficar mais dois duelos sem perder o BAC supera a marca do Juve. Caso não perca neste domingo, iguala a sequência - e leva vantagem por ter mais vitórias.

O técnico do Bonsucesso, Antônio Carlos, afirma que todos no clube querem recuperar a Taça dos Invictos. "Desde o início do campeonato queremos ganhar tudo. Quando chegamos a cinco, seis jogos sem perder, comentei com o Toninho que poderíamos ganhar a Taça dos Invictos do REPLAY. Desde então nos focamos e agora estamos muito perto", comenta.

O desafio de amanhã é contra o América. Os dois times do Parque das Américas estão classificados. Será que pinta um empate de compadres ou a Pantera vai atacar com tudo pra acabar com a invencibilidade do adversário? Para Antônio Carlos, a segunda alterntiva é a correta. "O Valdeci (técnico do América) até brincou essa semana que vai ser o primeiro a tirar uma casquinha do Bonsucesso. Eles têm uma ótima equipe e se ganhar será por méritos, da mesma forma que vamos entrar com o que temos de melhor para vencer".

Colorado joga por classificação

O Uberaba Sport Club enfrenta hoje o Rio Branco-ES, às 17h, no Uberabão, pela quinta rodada do Brasileiro Série D, a última da primeira fase. Líder do Grupo A 07, com 9 pontos, o Zebu quer a vitória pra garantir antecipadamente a classificação.

Do outro lado estará o segundo colocado da chave, o atual campeão capixaba, a única equipe que bateu o USC nesta Série D. Com sete pontos, o time visitante também assegura a classificação na próxima fase em caso de vitória.

Amanhã, às 16h, no outro jogo do grupo, o Camaçari-BA, lanterna com 1 ponto, recebe o América-RJ, que tem 6.

Mudança - Sem problemas para escalar o Colorado, o técnico Marcos Birigui mantém o esquema 3-5-2, com Rodrigão, Felipe e Luciano formando o trio de zaga. O antigo titular Rogério, mesmo recuperado de contusão, fica no banco, já que Birigui gostou do desempenho dos defensores e decidiu manter a escalação das últimas partidas.

O lateral Ivonaldo, que sentiu uma torção no tornozelo essa semana, está confirmado. A única mudança será no setor ofensivo, por opção do treinador. Flávio dá lugar à André Nascimento.

Os ingressos para o jogo desta tarde custam R$ 20 (arquibancadas laterais) e R$ 10 (atrás do gol).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Começam as semifinais do Juvenil

O campeonato Juvenil da LUF entra na reta final. Amanhã começa o mata-mata, com a realização dos jogos de ida da semifinal. Dois clássicos agitam a tarde de sábado.

No bairro Estados Unidos, o Independente recebe o Fabrício, único invicto da competição. Na primeira fase, os dois times foram os líderes de suas chaves. Na segunda fase, o time grená manteve o embalo e mais uma vez classificou como primeiro colocado de seu grupo. Já o IAC derrapou e só na última rodada garantiu vaga na semi.

No Boa Vista, dérbi entre Vila Nova e Ipiranga. A equipe alvirrubra chega credenciada com grande campanha. Na primeira fase ficou em segundo lugar na Chave B, só um ponto atrás do líder Fabrício. Na segunda fase, terminou como líder da Chave C, garantindo o direito de fazer o jogo de volta do mata-mata em casa.

Por outro lado, o Vila vem aos trancos e barrancos. Na primeira fase, ficou em quarto na Chave A - o último classificado. Já na segunda fase, conquistou a classificação na última rodada, fazendo 3 x 1 no mesmo Butantã que tinha goleado o time alvinegro por 4 x 0 na fase anterior.

Errata - Na matéria sobre a última rodada da segunda fase do Juvenil, o REPLAY publicou que o Butantã derrotara o Vila Nova por 3 x 1, quando na verdade aconteceu o contrário. Pedimos desculpas. No site, já corrigimos a classificação.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Amador B: só três vagas para quatro times

A última rodada da fase de classificação do Campeonato Amador Módulo B acontece no próximo domingo, definindo as equipes que avançam para a segunda fase. Das oito vagas, três estão em aberto.

Santa Marta (35 pontos), Sete Colinas (31), Ponte Alta (28), Vila Militar (24) e São José (21) já estão garantidos. O São José pode ser alcançado ou ultrapassado, mas, por causa do número de vitórias (7), não sai do G-8.

As três vagas restantes serão disputadas por Capelinha, Peirópolis, Bom Retiro e Leblon. Os dois tims rurais estão empatados em número de pontos (21) e vitórias (6 pra cada). O Lobo Guará leva a melhor sobre o Dinossauro no saldo de gols (9 x 6).

Fechando o G-8, o Bom Retiro tem 18 pontos, mesmo número do Leblon, que, com uma vitória a menos (6 x 5), ocupa a nona posição. Em décimo, com 16, o Independente não tem mais chances, pois folga na última rodada.

Os jogos - Capelinha, Peiró e Bom Retiro dependem apenas de si para confirmarem a passagem para a segunda fase. Fora da faixa declassificação, o Leblon tem que ganhar e torcer por tropeços dos concorrentes.

A Capelinha joga fora de casa contra o São José. O Peirópolis encara o líder Santa Marta na casa do adversário. O Bom Retiro, também como visitante, enfrenta a Mogiana. Só o Leblon será mandante: recebe a Ponte Alta.

Técnico prevê uberabense Zé Eduardo na Seleção

O momento é de renovação na Seleção Brasileira. Isso ficou claro com a primeira convocação do novo técnico, Mano Menezes. Os garotos santistas Neymar e Ganso foram alguns dos novatos chamados pela primeira vez pra seleção principal. No amistoso contra os Estados Unidos, o time canarinho venceu por 2 x 0, gols do debutante Neymar e do 'jovem experiente' Alexandre Pato.

O atual técnico do Flamengo, Rogério Lourenço, que comandou a Seleção sub-20 no Mundial do Egito (quando o Brasil foi vice, perdendo a final para Gana), acredita que a nova geração tem tudo para dar certo.

"Conheço muito bem essa nova safra. É uma geração que tem um potencial enorme. Temos vários jogadores de qualidade que estarão no auge da carreira em 2014, quando a Copa será disputada no Brasil", declarou.

A pedido do site Folha.com, o treinador montou uma lista com jovens atletas que poderão ser convocados em breve. Entre os citados, está o uberabense Zé Eduardo. O volante revelado pelo Independente, filho do ex-jogador Marcinho Coréia, depois de defender o Cruzeiro, hoje atua no futebol europeu, e já foi campeão nas categorias de base da Seleção.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quatro times disputam duas vagas no Amadorão

Oito times avançam pra segunda fase do Campeonato Amador Módulo A. Seis vagas já têm dono. Os dois últimos classificados serão conhecidos no próximo domingo, quando acontece a última rodada da primeira fase.

Merceana e Butantã, com 18 pontos cada, são as equipes no G-8 atualmente, por isso, dependem apenas de suas forças para confirmarem a classificação. Água Compridense e Fabrício, com 17 pontos cada, mantém as esperanças. Eles precisam vencer e torcer por tropeços dos concorrentes.

O Juventude, com 15 pontos, pode chegar aos 18, mas mesmo que os quatro times no páreo percam, o Juve não teria chances, pois mesmo levando a melhor no saldo de gols, teria menos vitórias, primeiro critério de desempate.

Os jogos - Merceana e Butantã jogam fora de casa contra equipes que lutam contra o rebaixamento. O clube do Mercês pega o Ipiranga; o Butantã encara o Beira Rio.

Em Água Comprida, confronto direto entre Água Compridense e Fabrício. O duelo promete ser emocionante e poderá apontar um classificado - ou os dois podem morrer abraçados.

Tapetão - Ontem à noite o Tribunal da Liga Uberabense de Futebol confirmou a vitória por W.O. de Delta sobre Fabrício, na 13ª rodada.

Na ocasião, o time do Fabrício compareceu pra enfrentar o Delta na cidade vizinha, mas o diretor do clube grená, que levava as carteirinhas dos jogadores, teve problemas com o carro na estrada e não chegou à tempo.

Nacional desiste de disputar o Mineiro

O Nacional não vai mais disputar a Segunda Divisão (Terceirona) do Campeonato Mineiro. O time alvinegro, que faria sua estreia na competição no próximo domingo, no Uberabão, contra o Guarani de Pouso Alegre, comunicou ontem a desistência.

O Elefante teria até hoje para inscrever os jogadores na Federação Mineira de Futebol. Sem recursos, o Naça queria contar com parceria com empresários de fora que pintaram na área, mas o presidente do clube, José Humberto de Moraes, entendeu que tal 'sociedade', que não chegou a ser oficialmente firmada, não arcaria com as despesas que a equipe de JK teria na competição, e por isso preferiu não entrar na disputa.

Ao comunicar a desistência antes do início do campeonato, o Alvinegro da Rodovia escapa de punição da FMF. Os jogadores e a comissão técnica serão dispensados e a torcida ficará mais um tempo chupando o dedo.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A luta contra o rebaixamento nos Módulos A e B do Amador

 última rodada dos Módulos A e B do Campeonato Amador acontece no próximo domingo, quando serão conhecidas as equipes classificadas para a segunda fase e também as rebaixadas. Por enquanto, matematicamente, nenhum time já caiu. Dessa forma, a definição de quem amargará o descenso acontecerá mesmo só na última rodada.

No Módulo A, são três clubes ameaçados. Na zona do rebaixamento estão os rivais Arem e Beira Rio, com dez pontos cada. Com onze, o Ipiranga depende só de si para não cair. A equipe enfrenta a Merceana, em casa.

Arem e Beira terão que ganhar e ainda torcer contra o Ipiranga. Se o alvirrubro fabriciano perder e os times do Alfredão ficarem no empate, os três ficam com 11 pontos e duas vitórias. Aí a decisão será pelo saldo de gols.

O Beira recebe o Butantã; e o Arem encara o Atlético, no Terreiro do Galo.

No Módulo B, a situação é a mesma: três lutando para não ficar entre os dois últimos. O time da Ata, com 6 pontos, está fora da zona vermelha, ou seja, depende só de si. Havaí (6 pontos) e Pinheiros (5) estão na faixa do rebaixamento, ou seja, têm que ganhar e torcer contra o Ata.

Aqui também pode acontecer um tríplice empate, com todos terminando com seis pontos. A Ata pega a Vila Militar, o Havaí joga contra o Flamengo e o Pinheiros encara a Sete Colinas.

Colorado convoca a torcida

No próximo sábado o Uberaba Sport recebe o Rio Branco-ES, em jogo válido pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D. Líder do Grupo 7, o Colorado precisa de mais uma vitória para garantir a classificação antecipada pra segunda fase da competição. Para o desafio contra o campeão capixaba, o USC convoca a torcida.

No jogo do último sábado, contra o Camaçari-BA, no Uberabão, a diretoria alvirrubra esperava cerca de 4 mil torcedores, mas só compareceram aproximadamente 1.500. E a partida foi antecipada de domingo para sábado atendendo ao pedido da torcida - da mesma forma que o próximo jogo, que também estava inicialmente agendado para domingo.

Agora o "Zebuzão" convoca a torcida. Para que o Uberabão receba um público maior, várias campanhas estão sendo feitas, até pela internet, através de correntes de e-mail e pelo site oficial do USC. O pedido: vá ao estádio e leve um amigo.

O duelo contra o Rio Branco será às 17h. Os ingressos custam R$ 20 (arquibancadas laterais) e R$ 10 (atrás do gol).

Rapidinho - Após rever a jogada pela TV e cronometrar direitinho, concluído: o gol de Augusto César, o primeiro da goleada do Colorado contra o Camaçari, foi marcado aos 12 segundos de jogo.

O detalhe é que foi o Camaça que deu a saída de bola. O técnico Marcos Birigui afirma que a roubada de bola rápida é fruto dos treinamentos, nos quais costuma deixar o time reserva dar a saída e pede pros atacantes do time titular pressionarem.

Engano - Neste mesmo jogo, o terceiro gol do Zebu, creditado ao zagueiro Luciano, na verdade foi marcado pelo centroavante André Nascimento. Após o corner, ele subiu junto com o companheiro e foi o último a tocar na bola. Na súmula, Luciano aparece como o autor do gol. O atacante disse que pensou em comemorar, mas viu os jogadores e a torcida festejando com o beque e deixou. "Tá em casa", declarou.

Defesa - Os zagueiros Rogério e Felipe estão no Departamento Médico, mas devem estar à disposição de Birigui para o próximo jogo. Assim, o treinador manterá o sistema 3-5-2.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bonsucesso soberano no Amador; Ipiranga vence e respira

Vila Nova x Bonsucesso era o duelo mais esperado da penúltima rodada da primeira fase do Amador Módulo A, realizada ontem. E as duas equipes não decepcionaram. Em um jogão de bola, o Bonsuça levou a melhor no choque dos líderes e permaneceu como único invicto da competição.

Outra partida que prometia ser eletrizante era Arem x Ipiranga, que lutam contra o descenso. O time fabriciano venceu e largou a lanterna.

Bonsucesso, Vila Nova, Atlético, Delta, Vila Esperança e América estão classificados pra próxima fase. As duas vagas restantes serão disputadas por Merceana, Butantã, Água Compridense e Fabrício.

Juventude, Madureira e Parque das Américas apenas cumprem tabela na última rodada, na qual Ipiranga, Beira Rio e Arem terão a última chance de escapar do rebaixamento. Confira a seguir como foram todos os jogos de ontem.

Vila Nova x Bonsucesso - O Zé Galinha estava lotado para a reedição da final do ano passado. E, como naquela ocasião, mais uma vez o Bonsuça levou a melhor: 2 x 1.

O time visitante abriu o placar com Édson Negão. Mostrando o costumeiro oportunismo, ele marcou de cabeça. Na etapa final, o talento de Alemãozinho surpreendeu o arqueiro Uriel, que não evitou o empate em um gol olímpico. Mas se o meia do Vila Nova é bom na bola parada, o zagueiro Toninho Caldense, do BAC, também é. Aos 39 minutos, em cobrança de falta, o xerifão decretou a vitória que assegura ao atual campeão o primeiro lugar desta fase - e a conquista do Troféu Djalma Santos do REPLAY.

Parque das Américas x Atlético - O Galo se recuperou ao vencer o Periquito fora de casa, 1 x 0. O gol não foi de nenhum dos goleadores do Tricolor, mas sim de Maxwell, o Cabeça Branca.

América x Vila Esperança - Na preliminar no Zé do Tiro, empate por 2 x 2. Morcego colocou os visitantes em vantagem, mas a Pantera virou com Valtinho e Edinho. Matoso definiu o placar final.

Butantã x Delta - No Nenezão, também deu empate por 2 x 2. Delta saiu na frente, com Clóvis, o Cocó. O Butantã virou ainda no 1° tempo. Robertinho marcou aos 40 e Tiago aos 42. Na etapa complementar, Cocó marcou de novo e deu números finais ao jogo.

Merceana x Madureira - Outro 2 x 2 na rodada. No Paulo César Pardi, o Madureira fez 2 x 0, com gols de Varlei e Herminho. Só que a equipe do Mercês empatou ainda no primeiro tempo. Wesley fez o primeiro e Rubinho, de pênalti, deixou tudo igual aos 50 minutos. Andrezinho e Otacílio, do Madura, foram expulsos.

Juventude x Água Compridense - Mais uma vitória dos visitantes: 3 x 1 em pleno Valdirão. Elivelton, Cabeça e Tiago fizeram os gols da equipe de Água Comprida, enquanto Lazinho marcou para os anfitriões.

Fabrício x Beira Rio - O Fabrício foi o único mandante que venceu no domingo: 4 x 3 no Glayer Leite, no jogo com mais gols na rodada. Niltinho, Buiu (de pênalti) e Paulinho Paraíba (2) marcaram para o Vulcão, enquanto para o Beira fizeram Uênio, Lucas e Rafael - os dois últimos, de pênalti.

Arem x Ipiranga - Mesmo jogando no Nanazão, o Ipiranga ganhou por 3 x 0. O Arem perdeu um pênalti logo aos dois minutos de jogo. Cláudio bateu pra fora. No segundo tempo, o alvirrubro fabriciano marcou com Guilherme (2) e Caverna.

Com a vitória, o Ipiranga chega aos 11 pontos e sai da zona do rebaixamento, onde estão agora os rivais Beira Rio e Arem, cada um com dez pontos.

Independente mais um ano na Segundona

Realizada ontem a penúltima rodada da primeira fase do Amador Módulo B. O líder Santa Marta goleou, a Sete Colinas manteve a invencibilidade, e o Independente perdeu e terá que ficar pelo menos mais um ano na Segundona.

O IAC levou uma tamancada do Bom Retiro e caiu pro décimo lugar, com 16 pontos. O clube cadete não tem mais possibilidades de entrar no G-8, porque folga na última rodada da fase de classificação.

Supergoleada - O líder Santa Marta goleou o Pinheiros por 6 x 1. A vitória poderia ser mais dilatada, mas o jogo terminou antes do tempo normal, porque o lanterninha ficou com menos de sete jogadores em campo.

Com o triunfo, o Santa Marta não perde mais o primeiro lugar. Já o Pinheiros, com 5 pontos, encara o fantasma do rebaixamento juntamente com Havaí e Ata, ambos com 6.

Invencibilidade - Ponte Alta e Sete Colinas, até então empatadas na vice-liderança, com 28 pontos cada, se enfrentaram no Barretão. Mesmo fora de casa, a equipe do bairro Abadia ganhou por 3 x 1 e ficou isolada na segunda colocação. A Sete, assim como o Santa Marta, permanece invicta.

Além dos três primeiros colocados, já estão classificados para a segunda fase a Vila Militar e o São José. Confira abaixo todos os resultados da rodada. Capelinha, Peirópolis, Bom Retiro e Leblon disputam as três vagas em aberto. Mogiana e Flamengo apenas cumprirão tabela.

Bom Retiro 5 x 2 Independente
Pinheiros 1 x 6 Santa Marta
Vila Militar 3 x 2 Mogiana
Ponte Alta 1 x 3 Sete Colinas
Capelinha 2 x 0 Ata
Peirópolis 2 x 1 Flamengo
Havaí 0 x 2 São José
Leblon - Folga

Mirim - Ontem aconteceu a segunda rodada da categoria. Veja abaixo todos os resultados.

Chave A
Corinthians 0 x 4 Vila Nova
Butantã 0 x 2 Nacional
Santa Marta - folga

Chave B
Independente 2 x 0 Atlético
Fabrício 1 x 1 Tupi
Beira Rio - folga

domingo, 8 de agosto de 2010

Uberaba goleia Camaçari e se isola na liderança

Na abertura do returno da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D, o Uberaba Sport Club goleou o Camaçari-BA por 4 x 0, ontem à tarde, no Uberabão. Passadas quatro rodadas, o Colorado é o líder isolado do Grupo 7 da competição, com 9 pontos.

Contra o lanterninha da chave, o Zebu jogou pro gasto e conseguiu a vitória no esquema "dois vira, quatro acaba". E o primeiro dos quatro gols saiu com menos de 20 segundos de jogo. O time azul deu a saída de bola, a defesa falhou, Ivonaldo ficou com a bola e na sequencia Augusto César marcou com chute no ângulo.

O segundo gol veio com Fabiano. Após tabela com Rafael Ipuã, o lateral avançou e chutou rasteiro e cruzado no canto. Os dois times ainda tiveram boas chances, era um jogo aberto, mas o primeiro tempo terminou mesmo 2 x 0.

Depois do intervalo, o Uberaba passou do 3-5-2 para o 4-4-2, com o volante Maxsuel entrando no lugar do contundido zagueiro Felipe. E outro beque foi quem fez o terceiro gol: Luciano, repetindo o que já fizera contra o Camaça na Bahia. Ele aproveitou o escanteio de Ipuã e marcou de cabeça.

A etapa final foi só do time vermelho. O quarto e último gol veio em um contra-ataque. Augusto César disparou pela esquerda e tocou para Fabiano dentro da área. O lateral poderia até chutar, mas passou pra Ipuã fuzilar no ângulo.

Escalação - O Colorado, do técnico Marcos Birigui, jogou com Glaysson; Rodrigão, Felipe (Maxsuel), Luciano; Ivonaldo, Balduíno (Gabriel), Gustavo, Rafael Ipuã, Fabiano; Flávio Henrique (André Nascimento) e Augusto César; Técnico:Marcos Birigui. Do outro lado, o Camaçari, do treinador Barbosinha, teve Alan; Maicon, Jefferson (Roque), Correa (Zé Roberto), Éder (Williams); Totinga, Dinho, Thiaguinho, Dos Santos; Gilmar e Cláudio.

Classificação - No outro jogo da chave o Rio Branco-ES venceu o América-RJ e assumiu a vice-liderança. Desta vez jogando em casa, o time capa-preta não vacilou. Se na rodada anterior chegou a abrir 2 x 0 e perdeu de virada por 3 x 2, neste sábado teve a redenção em grande estilo: 4 x 1.

Com 9 pontos, o Uberaba está bem perto da classificação para a segunda fase. Rio Branco (7) e América (6) seguem no páreo. O Camaçari, com só 1 ponto, tem mínimas chances matemáticas.

Definidos os semifinalistas do Juvenil

A última rodada da categoria Juvenil da Liga Uberabense de Futebol aconteceu ontem à tarde, definindo os classificados para as semifinais. Fabrício, Butantã, Ipiranga e Independente seguem na disputa pelo título.

Pela Chave D, o Fabrício, único que já estava classificado, recebeu o Nacional. No fim, o empate por 1 x 1 deixou o Vulcão com sete pontos, na primeira colocação, e o Elefante, fora do mata-mata, com dois.

O segundo lugar do grupo é do Butantã, que fora de casa bateu o Vila Nova por 3 x 1, chegando aos 6 pontos. O representante do Boa Vista ficou com a laterna, com só um ponto.

Na Chave C, o Ipiranga, que dependia só de si pra confirmar o primeiro lugar, não decepcionou: venceu o Santa Marta, na casa do adversário, por 2 x 0, chegando aos sete pontos. O Tricolor, com só dois pontos, está eliminado.

A segunda vaga do grupo ficou com o time do Independente, que chegou à última e decisiva rodada com só um ponto, mas, com o triunfo por 3 x 0 em casa contra o Beira Rio, pulou do quarto para o segundo lugar, somando quatro pontos. Com 2 pontos e nenhum gol marcado nessa fase, o clube do Alfredão despede-se.

Pré-Mirim - A categoria começou ontem, com quatro jogos realizados de manhã. Confira os resultados no boxe ao lado.

Butantã 0 x 0 Vila Nova
Fabrício 9 x 1 Atlético
Tupi 1 x 1 Santa Marta
Independente 0 x 1 Beira Rio
Ipiranga - folga

sábado, 7 de agosto de 2010

Bonsucesso perto de conquista dupla

Neste domingo, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Amador, Vila Nova e Bonsucesso fazem, no Zé Galinha, o duelo dos líderes da competição. O mandante Vila é o segundo colocado do certame, com 30 pontos. O visitante Bonsuça, único invicto do torneio, é o primeirão, com 33 pontos.

Os dois são os únicos que têm chance de terminar essa fase na liderança. Se ganhar, o Bonsucesso automaticamente assegura o primeiro lugar - e o Troféu Djalma Santos, oferecido pelo REPLAY ao campeão da primeira fase.

Até a rodada anterior outros dois times tinham chances de faturar o prêmio: Atlético e América. Mas o Galo perdeu em casa pra Vila Esperança; a Pantera, que precisava ganhar e torcer por tropeço do Bonsucesso, ficou no empate com o Vila Nova - e não teve tropeço do BAC, que ganhou do Butantã.

O Troféu Djalma Santos tem o objetivo de valorizar o desempenho do time que tiver a melhor campanha na etapa do Amadorão em que todos jogam contra todos. Nas duas primeiras edições quem levou foi o Bonsuça que, aliás, está perto também de outro prêmio do REPLAY: a Taça dos Invictos, entregue ao clube que obtiver a maior série de jogos seguidos sem derrotas.

Depois que um time conquista a Taça dos Invictos, ela só é entregue pra quem superar a série do atual detentor. Com 14 jogos consecutivos sem perder em 2008, o Bonsucesso foi o primeiro a ganhar o prêmio. O Juventude superou a marca, alcançando 17 partidas seguidas de invencibilidade.

Agora o BAC quer estabelecer novo recorde. O líder do campeonato está invicto há 15 partidas. O diretor Toninho da Sorte não esconde: "Queremos tanto o Troféu Djalma Santos, para o melhor da primeira fase, como buscar de volta a Taça dos Invictos. Não será fácil, afinal ainda enfrentaremos Vila Nova e América, duas equipes que têm condições de chegar à final. Mas estamos preparados. Domingo, contra o Vila, podemos até não ganhar, mas perder também não está em nossos planos".

Toninho aproveita para elogiar a iniciativa do REPLAY, criando tais premiações. "Isso só veio para acirrar a disputa do Amador e valorizar ainda mais o campeonato".

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Colorado pronto para estreia no returno

O Uberaba Sport faz amanhã o primeiro jogo pelo returno do Grupo 7 da Série D do Campeonato Brasileiro. Líder da chave, com 7 pontos, o Zebu enfrenta o Camaçari-BA, no Uberabão, às 17h, pela quarta rodada da competição.

Na última rodada do turno, o Colorado venceu o time baiano na casa do adversário, 3 x 1. Naquele jogo, o técnico do USC, Marcos Birigui, adotou o esquema 3-5-2, que será mantido neste sábado.

O zagueiro Rogério continua de molho e Felipe, um dos melhores em campo no primeiro jogo contra o Camaça, será mantido na equipe titular.

Ontem à tarde Birigui comandou o único coletivo da semana e o time "de cima" formou com Glaysson; Rodrigão, Felipe, Luciano; Ivonaldo, Balduíno, Gustavo, Rafael Ipuã, Fabiano; Augusto César e Flávio Henrique, vencendo por 2 x 0.

No jogo do turno contra o Camaçari, a bola parada foi decisiva. Rafael Ipuã, em bela cobrança de falta, marcou o primeiro gol do Zebu. O segundo foi do beque Luciano, após escanteio de Fabiano. Na etapa complementar, o terceiro gol alvirrubro saiu depois do lançamento de Balduíno para Augusto César, que cruzou para Flávio só escorar.

Se o Colorado é o líder do Grupo 7, o time azul e branco da Bahia é o lanterna.

Torcida - Os jogadores do Uberaba contam com o apoio da torcida. A diretoria também. O jogo contra o Camaçari será às 17h, com ingressos custando R$ 20 (arquibancadas laterais) e R$ 10 (atrás do gol).

Liberado - A diretoria do USC liberou o atacante Catatau, que preferiu disputar o Brasileiro Série C pelo Ituiutaba.

Em tarde de Obina, Nacional vence primeiro amistoso

No primeiro amistoso visando a preparação para a estreia na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, o Nacional venceu ontem o time da Black & Decker, por 3 x 0, no estádio Antônio Próspero. O nome do jogo foi o prata da casa Douglas, ou melhor, Obina, que fez os três gols do duelo.

O jovem centroavante das categorias de base do Naça, feliz com o desempenho, e ansioso com a estreia da equipe profissional do Elefante na competição estadual, afirma que tem se dedicado muito nos treinos físicos para melhorar seu condicionamento.

Satisfeito com o resultado, o técnico Antônio Lucas quer realizar outros amistosos, e espera a chegada de mais jogadores. Para o treinador, o fato de ter enfrentado um time não-oficial (disputa os Jogos Sesi) não é relevante. Ele acompanhou esta semana o amistoso do Uberaba Sport contra a Patrocinense, equipe que será adversária do Naça na Segunda Divisão, e não demonstrou preocupação.

Confira no site do REPLAY a tabela da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro - que no fritar dos ovos é a Terceirona, pois a Primeira Divisão é "repartida" nos Módulos I e II.

O Nacional está na Chave B do torneio, que conta também com Fluminense de Araguari, Guarani de Pouso Alegre, Patrocinense, Sul Minas e Varginha.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Juvenil define semifinalistas

No próximo sábado acontece a última rodada da segunda fase do Juvenil, apontando os semifinalistas da categoria. Somente o Fabrício já está garantido no mata-mata. Líder da Chave D, o Vulcão tem seis pontos em dois jogos nesta fase.

O segundo colocado do grupo é o Butantã. Com 3 pontos, a Cobra depende só de si pra ficar com a segunda vaga da chave. Na última rodada, enfrenta o Vila Nova, na casa do adversário.

Com um ponto, o alvinegro do Boa Vista, para se classificar, precisa vencer e torcer contra o Nacional, que pode alcançá-lo em número de pontos. Também com um ponto, o Naça encara o líder Fabrício.

O time de JK, para se classificar, não depende só de seu resultado. E precisa ganhar por boa margem de gols, para levar melhor no saldo, em caso de empate em pontos com Butantã ou Vila Nova.

Se Nacional e Vila vencerem, ambos ficarão com 4 pontos. Se o Naça ganhar e o outro jogo da chave ficar empatado, Nacional e Butantã é que ficarão com 4 pontos, com o saldo de gols decidindo a parada.

Na Chave C, tudo indefinido. Ipiranga e Santa Marta são os dois times na faixa de classificação atualmente. E justamente eles se enfrentarão, ou seja, os dois só se classificam se as duas partidas da rodada terminarem empatadas - e mesmo assim o Santa Marta teria que levar vantagem nos critérios de desempate contra o Beira Rio.

O Ipiranga, com quatro pontos, garante vaga na semifinal com um empate. O Santa Marta, com dois pontos, tem que ganhar e torcer contra o Beira Rio, que também tem dois pontos e poderia superar o Tricolor no número de gols marcados.

Por fim, o Independente, 100% na primeira fase, agora amarga a lanterna, com só um pontinho. Tem que ganhar do Beira Rio em casa para chegar aos 4 pontos e ultrapassar o Santa Marta, se este empatar ou perder - mas se o for o Ipiranga que perder, aí a disputa do IAC é com o time fabriciano, que estacionaria nos 4 pontos, com o saldo definindo o classificado.

Nacional faz amistoso nesta quinta

Na preparação para a Segunda Divisão (Terceirona) do Campeonato Mineiro, o Nacional faz hoje o primeiro amistoso deste ano. O Elefante enfrenta a equipe da Black & Decker, que se prepara para a disputa dos Jogos Sesi. A partida está marcada para as 15h30, no Valdirão.

Será a primeira oportunidade do técnico Antônio Lucas avaliar os jogadores em um jogo. Até então, ele só tinha comandado os atletas do Alvinegro da Rodovia em treinamentos.

Em entrevista exclusiva ao REPLAY no último fim de semana, o treinador revelou que o time ainda precisa de reforços. "Estamos acertando com dois zagueiros, um virá do Uberlândia e outro do Náutico", contou Antônio Lucas, que admitiu que não conhece os adversários da Terceirona. "O Guarani de Pouso Alegre fez uma parceria com o Cruzeiro, mas deverá receber só jogadores da categoria Junior", comentou.

Destaque - Acompanhando a final da Copa Djalma Santos Sub-15, o técnico do Naça elogiou o futebol do atacante Wesley, do Independente. "Ele é rápido, inteligente e joga pro time. Só precisa ser lapidado", observou.

Mas parece que mais um talento da cidade provavelmente deixará Uberaba. O jovem atleta passará por um período de testes no time do Boa Vista-RJ.

Parceria - O presidente do Nacional, José Humberto de Moraes, se reúne hoje com o empresário Marcelo Guarujá pra acertar as arestas da parceria que ainda não foi oficialmente concretizada.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Oito times contra o rebaixamento no Amadorão

Faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Amador Módulo A. A disputa por uma vaga na próxima fase está boa, só que mais emocionante ainda é a briga para escapar do rebaixamento.

Das 16 equipes no torneio, exatamente a metade ainda tem chance matemática de cair para o Módulo B. Ou seja, só quem está atualmente no G-8 pode se considerar livre da corda no pescoço - os dois últimos colocados descerão.

Juventude, Água Compridense, Fabrício, Parque das Américas e Madureira têm possibilidade tanto de conquistar classificação pra segunda fase do certame quanto de ir para a Segundona.

Mas quem está mais ameaçado pelo rebaixamento é o trio que ocupa as últimas colocações da tabela. Beira Rio, Arem e Ipiranga nem sonham com a segunda fase, e só pensam em escapar do descenso.

Os rivais do Conjunto Alfredo Freire estão empatados com dez pontos, três atrás de Madureira e Parque das Américas, os clubes logo acima na tábua de pontuação. Na lanterninha, o Ipiranga tem apenas oito pontinhos.

Além de somar pontos, as equipes assombradas pelo fantasma do rebaixamento vão torcer por tropeços dos "concorrentes". Na reta final da primeira fase, é bola no pé, calculadora na mão e radinho no ouvido para acompanhar os jogos envolvendo os times que lutam contra a degola.

Confrontos diretos nas duas rodadas que restam serão decisivos. No próximo domingo, por exemplo, o Arem recebe o Ipiranga no Alfredão. Se perder, o alvirrubro fabriciano estará matematicamente rebaixado.

Veja logo abaixo os jogos que restam para as equipes que fogem do Módulo B.

Quem pega quem

Juventude (9° lugar, 15 pontos)
Água Compridense (em casa) e Madureira (fora)

Água Compridense (10° lugar, 14 pontos)
Juventude (fora) e Fabrício (em casa)

Fabrício (11° lugar, 14 pontos)
Beira Rio (em casa) e Água Compridense (fora)

Parque das Américas (12° lugar, 13 pontos)
Atlético (em casa) e Vila Esperança (fora)

Madureira (13° lugar, 13 pontos)
Merceana (fora) e Juventude (em casa)

Beira Rio (14° lugar, 10 pontos)
Fabrício (fora) e Butantã (em casa)

Arem (15° lugar, 10 pontos)
Ipiranga (em casa) e Atlético (fora)

Ipiranga (16° lugar, 8 pontos)
Arem (fora) e Merceana (em casa)

USC perde pra time da Terceirona em jogo com briga

Jogando com os reservas, o Uberaba Sport perdeu ontem para a Patrocinense, em amistoso no Uberabão. O clube de Patrocínio, que se prepara para a disputa da Terceirona do Mineiro, venceu por 1 x 0.

O Colorado atuou muito mal, mas o técnico Marcos Birigui relevou. Para ele, o resultado era o que menos importava. O que valia era dar ritmo de jogo aos atletas que não vinham sendo aproveitados.

Coube a Sodré marcar o único gol do jogo, aos 20 minutos de bola rolando. No fim do primeiro tempo, após uma entrada dura do volante Maxsuel em Cesinha, foi formada uma grande confusão, com direito a empurra-empurra e troca de agressões.

Série D - O Zebu se concentra agora no próximo jogo pelo Brasileiro Série D, contra o Camaçari-BA, no próximo sábado, às 17h, no Uberabão.

A diretoria alvirrubra anunciou a dispensa de dois atacantes: Elbinho e Dinho. Já Catatau, que depois de se apresentar, teve que retornar ao Marília para resolver pendência financeiras, está de volta.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Chica Ferreira campeão do Interbairros

Encerrado na tarde do último domingo o Campeonato de Futebol Interbairros. Na grande final, em jogo único, a equipe do Bairro Chica Ferreira conquistou o título ao empatar por 1 x 1 com o time do Residencial 2000 - por ter melhor campanha, o rubronegro jogava pelo empate.

O Residencial 2000 abriu o placar no primeiro tempo com Jonatan Mutchuca. Ele bateu falta mandando na área, ninguém desviou e a bola entrou direto: festa alviverde no Campo do Madureira!

No segundo tempo o Chica Ferreira foi pro tudo ou nada e, aos 29 minutos, chegou ao gol do título, com Maxuel, aproveitando o cruzamento e, de carrinho, quase entrando com bola e tudo.

O campeão também recebeu o troféu de time mais disciplinado e teve o artilheiro do Interbairros: Paulo César, com 22 gols.

Varzeano é do Parque São Geraldo

O Parque São Geraldo é o grande vencedor do Campeonato Varzeano de 2010. O time derrotou o Jardim Primavera por 2 x 0 na final do certame, realizada domingo à tarde, em jogo único, no Campo do Madureira.

Dono de melhor campanha, o Jardim Primavera jogava pelo empate para ser campeão. Mas ainda no primeiro tempo o adversário começou a mandar essa vantagem pro espaço. Em ataque rápido, Rafael recebeu dentro da área e fez 1 x 0.

Na etapa final, Willian, de pênalti, definiu o placar e decretou o título do Parque São Geraldo.

De acordo com o organizador do torneio, Hélio França, o artilheiro da competição foi Wagner "Piranha", do Jardim Primavera, com 14 gols.

Uberaba faz amistoso com entrada franca

Torcida do Uberaba Sport Club "ganhou" amistoso de última hora, com entrada franca, nesta terça-feira, às 15h, no Uberabão, contra a Patrocinense. O Colorado atuará com jogadores que não estão sendo aproveitados.

O técnico Marcos Birigui comenta que o jogo será importante pra tais atletas "mostrarem serviço", pois quando o Zebu estiver disputando duas competições - além do Brasileiro Série D, vem aí a Taça Minas Gerais - não vai dar pra definir quem é titular e quem é reserva. É provável que ocorra um revezamento de jogadores entre os dois campeonatos.

Quem enfrentou o Camaçari na Bahia, no último domingo, pelo Brasileiro, faz treino técnico hoje de manhã, no campo do Tupi, e no período da tarde trabalha com o preparador físico Guilherme Oliveira.

O site do Uberaba informa que "os portões serão abertos e o torcedor que quiser fazer uma doação, em dinheiro, ao USC estará liberado, e a D. Vilma estará lá para receber".