No Campeonato Mirim da Liga Uberabense de Futebol (LUF), amanhã acontece a última rodada da primeira fase, definindo dois semifinalistas. O curioso é que dois times podem se classificar sem entrar em campo neste domingo.
Os dez times que disputam a categoria estão divididos em duas chaves. O regulamento da competição prevê que, na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único, dentro de suas próprias chaves. O melhor de cada grupo garante vaga nas semifinais.
Na segunda fase, os times da Chave A jogam contra os da Chave B, e mais uma vez o campeão de cada chave se classifica. Caso um time seja o melhor de seu grupo nas duas fases, se qualifica automaticamente para a final.
Definição - Os campeões de cada grupo na primeira fase só serão conhecidos na última rodada. Na Chave A, as equipes com chances são Vila Nova e Nacional. Na B, restaram Tupi e Fabrício na briga.
O Vila Nova é o líder da Chave A, com 9 pontos e saldo de 9 gols. O clube do Boa Vista depende apenas de si para confirmar o primeiro lugar e a classificação. Basta um empate - ou até mesmo uma derrota, desde que não seja de goleada. O adversário na última rodada será o modesto Santa Marta, que tem só um pontinho.
Em segundo lugar na tábua de classificação, o Nacional tem 9 pontos e saldo de 7 gols. O Elefante folga na última rodada, por isso, para passar pras semifinais, depende de tropeço do Vila. Não um tropecinho, mas um tombão: o Naça só se classifica se o concorrente perder para o Santa Marta por três gols de diferença.
A chance do time de JK é remota, por isso, se o Vila confirmar a vaga, poderá comemorar mais ainda a vitória no jogo que foi a "verdadeira decisão" da chave, na rodada anterior, quando bateu o Nacional por 2 x 1.
Enquanto isso, na Chave B, quem folga amanhã é o Tupi, líder com 10 pontos. A equipe só pode ser ultrapassada pelo Fabrício, que tem sete pontos. O time grená enfrenta o Independente que, atualmente com seis pontos, não tem mais chances.
O Tupi tem saldo de 19 gols. O Fabrício tem saldo de 16. Por isso, para roubar o primeiro lugar, o Vulcão tem que ganhar do IAC pela considerável diferença de quatro gols.