O Uberaba Sport está classificado para a segunda fase do Brasileiro Série D. Faltando ainda uma rodada para o fim da primeira fase, o Colorado garantiu a vaga antecipada com uma vitória maiúscula sobre o Rio Branco-ES, ontem, no Uberabão: 6 x 1 contra o campeão capixaba.
Com a goleada, o Zebu confirma o posto de melhor ataque da Quarta Divisão e chega aos 12 pontos no Grupo A 07. O Brancão, único time que tinha vencido o USC no certame, permanece com sete. Hoje, fechando a quinta rodada, o América-RJ assumiu a vice-liderança, com 9 pontos, ao vencer por 2 x 0 a equipe do Camaçari-BA, lanterna com só um pontinho.
O jogo - Na primeira boa investida, aos 18 minutos, o USC abriu o placar. Augusto César fez linda tabela com Gustavo e cruzou rasteiro da linha de fundo, da direita, para Rafael Ipuã completar entre os defensores adversários.
Oito minutos depois, outra grande tabela, agora na esquerda, entre Felipe e Fabiano, que cortou o defensor na linha de fundo e cruzou de direita para André Nascimento, de cabeça, antecipar e fazer 2 x 0.
O time capa-preta desabou de vez aos 38, quando, em contra-ataque fulminante, André Nascimento recebeu lançamento longo e tocou pra Augusto César, que gingou na frente do marcador e bateu colocado: 3 x 0.
Na etapa complementar, o Zebu administra a vantagem e faz o quarto aos 21 minutos. Fabiano levantou e o zagueiro-artilheiro Luciano mal subiu para aproveitar, cabeceando pro chão.
O Rio Branco estava entregue. Wédson Pipoca foi expulso depois de fazer falta dura em Augusto César, que infernizava. O time visitante ainda encontrou forças para descontar aos 29, com Cleiton, em bela jogada individual. Ele se livrou de dois marcadores e chutou de fora da área no ângulo.
Mas a reação parou por aí. Só quatro minutos depois, jogada entre dois atletas que vieram do banco acabou no improvável gol de Balduíno. Fabiano Souza tocou pra Evandro, que tocou pro capitão só tirar do goleiro: 5 x 1.
Augusto César continuava com seus lances de efeito. Nino apelou, deu uma cotovelada no atacante e também foi expulso. Aos 44, o fim do show. Marcel, que também entrou no segundo tempo, recebeu lançamento longo, ganhou da zaga e tocou rasteiro pra fechar o massacre.
Torcida - A diretoria do Colorado reclamou, e com razão. Mais uma vez a torcida alvirrubra compareceu em pequeno número.
O Uberaba, do técnico Marcos Birigui, jogou com Glaysson; Luciano, Rodrigão, Felipe; Ivonaldo, Balduíno, Gustavo, Rafael Ipuã (Fabiano Souza), Fabiano (Marcel); André Nascimento (Evandro) e Augusto César.
Já o Rio Branco, do treinador Toninho Andrade, atuou com Wálter; Emerson, Nino, Wédson Pipoca, Flavinho; Guaçuí, Gil Baiano (Juca), Eduardo, Emílio (Ronicley); Evandro (Caio) e Cleiton.