terça-feira, 17 de agosto de 2010

A hora do mata-mata no Amadorão

Definidos os classificados pra segunda fase do Campeonato Amador Módulo A, o momento é de concentração para os oito times que seguem na disputa pelo título. Os jogos de ida das quartas-de-final acontecem no próximo domingo.

O REPLAY relembra como foram, na primeira fase, os confrontos que agora serão realizados pelo mata-mata. Confira:

Delta x Vila Esperança - Pelos números, este deve ser o duelo mais equilibrado. Delta ficou em quarto lugar na primeira fase, com 28 pontos: venceu oito jogos, empatou quatro e perdeu três, marcando 26 gols e sofrendo 19. A equipe da Vila Esperança, que ficou em quinto, somou 26 pontos, com oito vitórias, dois empates e cinco derrotas; marcando 23 gols e levando 19.

Na primeira fase, o duelo entre os dois terminu com vitória da Vila. Jogando em casa, o time grená ganhou por 2 x 0, na oitava rodada.

Vila Nova x América - O equilíbrio também deve marcar este confronto. Na primeira fase, o duelo alvinegro ficou 0 x 0. Não foi por falta de chances que o jogo no Zé Galinha, pela 13ª rodada, acabou empatado sem gols: as duas equipes criaram inúmeras chances, mas a bola teimou em não entrar.

Na primeira fase, o Vila ficou em terceiro lugar, com 30 pontos, resultantes de 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Já o América, sexto colocado, somou 26 pontos, com 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. No número de gols, eles são quase iguais: cada um marcou 32 gols; a Pantera levou 18, um a menos que o adversário do Boa Vista.

Atlético x Merceana - Os dois times se enfrentaram logo na estreia, no Paulo César Pardi: 2 x 2 foi o placar final. O Galo, dono do melhor ataque do torneio até aqui, ficou em segundo lugar na fase de classificação. O time do Abadia somou 30 pontos, com nove vitórias, três empates e três derrotas. O Tricolor fez 36 gols e sofreu 17.

Já a Merceana, que se classificou em sétimo lugar, obteve seis vitórias, três empates e seis derrotas, ficando com 21 pontos. O clube esmeraldino sofreu 21 gols e marcou 20 - pior desempenho ofensivo entre os oito do mata-mata.

Bonsucesso x Água Compridense - Os dois times já fizeram a final do Amador, em 2007, quando o título ficou com o clube da cidade vizinha. Neste campeonato, eles se enfrentaram pela terceira rodada, e o Bonsuça, em casa, ganhou por 3 x 0.

A Água Compridense conquistou a classificação na última rodada, terminando em oitavo lugar, com 20 pontos. A equipe venceu seis jogos, empatou dois e perdeu sete. Seu ataque foi às redes 25 vezes, e a defesa, a pior entre os oito classificadas para as quartas-de-final, foi vazada em 29 ocasiões.

O Bonsucesso, líder absoluto da primeira fase, somou 36 pontos. Foi o time que mais venceu, 11 vezes; e menos perdeu, uma; além de três empates. O ataque fez 35 gols e a defesa, a melhor do campeonato, levou dez.

Regulamento - No ano passado, a segunda fase não era no sistema mata-mata. Os oito classificados eram divididos em duas chaves de quatro times cada, e os dois melhores de cada grupo iam para as semifinais - este sistema permaneceu no Módulo B este ano.

Mas, no Módulo A, voltou o sistema eliminatório simples, o popular mata-mata, com jogos de ida e volta. Técnico Bonsucesso, o melhor time do certame até agora, Antônio Carlos prefere a forma de disputa adotada em 2010. "Com dois grupos, você corre o risco de chegar à última rodada dependendo de outros resultados. Com o mata-mata, você depende apenas de si", pontua.

Ele só não gostou do fato de a equipe de melhor índice técnico não ter vantagem de jogar por dois resultados iguais. "O time de melhor campanha faz o segundo jogo em casa, mas deveria ter também a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo", opina.