Neste domingo, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Amador, Vila Nova e Bonsucesso fazem, no Zé Galinha, o duelo dos líderes da competição. O mandante Vila é o segundo colocado do certame, com 30 pontos. O visitante Bonsuça, único invicto do torneio, é o primeirão, com 33 pontos.
Os dois são os únicos que têm chance de terminar essa fase na liderança. Se ganhar, o Bonsucesso automaticamente assegura o primeiro lugar - e o Troféu Djalma Santos, oferecido pelo REPLAY ao campeão da primeira fase.
Até a rodada anterior outros dois times tinham chances de faturar o prêmio: Atlético e América. Mas o Galo perdeu em casa pra Vila Esperança; a Pantera, que precisava ganhar e torcer por tropeço do Bonsucesso, ficou no empate com o Vila Nova - e não teve tropeço do BAC, que ganhou do Butantã.
O Troféu Djalma Santos tem o objetivo de valorizar o desempenho do time que tiver a melhor campanha na etapa do Amadorão em que todos jogam contra todos. Nas duas primeiras edições quem levou foi o Bonsuça que, aliás, está perto também de outro prêmio do REPLAY: a Taça dos Invictos, entregue ao clube que obtiver a maior série de jogos seguidos sem derrotas.
Depois que um time conquista a Taça dos Invictos, ela só é entregue pra quem superar a série do atual detentor. Com 14 jogos consecutivos sem perder em 2008, o Bonsucesso foi o primeiro a ganhar o prêmio. O Juventude superou a marca, alcançando 17 partidas seguidas de invencibilidade.
Agora o BAC quer estabelecer novo recorde. O líder do campeonato está invicto há 15 partidas. O diretor Toninho da Sorte não esconde: "Queremos tanto o Troféu Djalma Santos, para o melhor da primeira fase, como buscar de volta a Taça dos Invictos. Não será fácil, afinal ainda enfrentaremos Vila Nova e América, duas equipes que têm condições de chegar à final. Mas estamos preparados. Domingo, contra o Vila, podemos até não ganhar, mas perder também não está em nossos planos".
Toninho aproveita para elogiar a iniciativa do REPLAY, criando tais premiações. "Isso só veio para acirrar a disputa do Amador e valorizar ainda mais o campeonato".